Por Danilo Oliveira
Icônico, a versão mais recente do clássico rifle de assalto é considerada uma ótima arma para combates de médio alcance. Os jogadores podem aumentar o zoom e atirar com mais precisão em uma rajada curta. Enquanto a maioria dos jogadores pode optar por encontrar uma arma melhor em algum lugar do mapa, o rifle de assalto ainda é bem equilibrado e é útil para qualquer situação.
Uma arma de Forerunner que estreou em Halo 4 junto com os novos inimigos Promethean, a Heatwave atua como uma espingarda que dispara projéteis de energia que às vezes ricocheteiam nas superfícies para atingir os inimigos indiretamente. Além de uma revisão visual, os jogadores também podem mudar a trajetória dos projéteis entre os modos vertical e horizontal.
Os fãs da série sempre amaram um bom rifle semi-automático, que é preciso e ótimo para combates de médio a longo alcance. O que é diferente sobre o Commando, no entanto, é que ele é capaz de disparar totalmente automático e ao mesmo tempo ser incrivelmente preciso. É efetivamente uma combinação entre o Rifle de Assalto e o Rifle de Batalha. Isso torna o Comando excelente para versatilidade em vez de especialização.
Os jogadores atiram projéteis explosivos que causam dano moderado nos inimigos, fazendo com que funcionem como uma versão avançada do Lançador de Granadas. O Hydra também pode ser alternado entre projéteis que ricocheteiam antes de detonar ou detonam diretamente no impacto com uma superfície.
Quase como um arpão gigante, o Skewer é uma nova arma que dispara um espigão gigante em grande velocidade e alcance. A arma é eficaz para derrubar rapidamente a maioria dos veículos inimigos e pode disparar contra outros jogadores, mesmo quando equipada com um escudo. Embora precise ser recarregado após cada tiro e não seja ideal para combate a curta distância.