Comentários

Há anos que a Codemasters inova e surpreende com a franquia F1, afinal, além de ser um simulador de corrida, ela se trata da categoria mais popular para nós, brasileiros, que somos fãs da lenda que foi Ayrton Senna. A versão de 2023 consegue ser ainda melhor graças à uma nova tecnologia, que deixará os jogadores ainda mais felizes.

Em comparação ao F1 22, temos uma grande evolução, a experiência do jogador foi o ponto principal a ser melhorado, trazendo o melhor título em muitos anos. A ideia do jogo foi fazer com que a experiência de dirigir ficasse mais agradável. A melhoria está na tração, que foi aumentada, deixando melhor atacar os carros em F1 23, o que aumenta o sentimento de competitividade.

Além disso, também temos uma melhor Inteligência Artificial no game, diferente do F1 22, os demais carros possuem as mesmas características que você, ou seja, não vão dar aquela passagem inexplicável ou aceleração impossível. Sim, finalmente, estamos no mesmo páreo e isso deixa mais justo e mais interessante para o jogador mais aplicado.

Uma grande novidade do jogo também está no seu novo modo: F1 World, que permite que os jogadores atualizem e melhorem seus carros ao completar vários eventos, séries e até desenvolver novas peças. Sim, este modo substitui o antigo modo F1 Life, que acabou não gerando tanto apelo no ano passado.

Uma novidade também está no escalonamento de dificuldade do jogo: agora, o nível de tecnologia do carro acaba determinando a dificuldade de cada evento, se você participar de um evento de nível de tecnologia 100 com um carro de 150, vencerá facilmente. Porém, fazer o mesmo com um evento de nível 200, trará mais dificuldade pra que você consiga a taça.

Agora também é possível adquirir e ganhar partes do carro em diferentes eventos e você acaba montando sua própria 'build' - é um elemento meio RPG, mas que acaba sendo uma ótima ideia para que os jogadores tenham mais facilidade em compartilhar suas 'receitas'.

Ah, também temos um belo modo história que continua a campanha de Aiden Jackson e Devon Butler, nomes já conhecidos pra quem acompanha a franquia há algum tempo. Eles estiveram em F1 21 e, por causa disso, a campanha agora cobre as temporadas de 22 e 23, para que fiquem em dia com o número de série do jogo.

A narrativa deste modo campanha engaja o jogador, a história é linear, mas emocionante. Existe muito drama, risco e também um pouco de 'novela' ali, mas não deixa de ser uma ótima forma de entretenimento para deixar o jogador vidrado na tela. O jogo também adiciona várias cutscenes, o que é bem divertido de se assistir.

Mas vamos falar um pouco do visual: Sim, F1 23 é um espetáculo, trazendo os melhores modelos de carros até agora. Para quem é fã da categoria, o jogo consegue encher os olhos e te deixar apreciar cada detalhe dessas máquinas. Obviamente, não há um salto tão grande em relação ao 22, mas dá para ver que a beleza do jogo está em clara ascensão.

Outro ponto bastante positivo está no seu menu, que está mais simples, intuitivo e fácil de navegar. Isso é importante, já que a franquia sempre foi vista como difícil ou pouco acessível. Logo, a facilidade que os menus proporcionam deixam o jogo mais convidativo para novos jogadores.

E aí? Vale a pena?

F1 23 é facilmente o melhor jogo da série, trazendo a melhor sensação para o jogador que ama velocidade. A adição do novo modo é sensacional e, como era de se esperar, os visuais são fantásticos. É uma ótima porta de entrada pra quem ainda não conhece a franquia e certamente também agradará os fãs veteranos. Um grande acerto da franquia.

F1 23
  • Desenvolvedora: Codemasters
  • Publisher: EA Sports
  • Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S
  • Review feito no: PlayStation 5
Positivo
  • Modos interessantes
  • Visuais excelentes
Nota 8


Comentários