Por Danilo Oliveira
Um RPG lançado em 1994 para SNES, com recursos de construção de cidades e preenchimento de vilarejos com personagens. Disponível na biblioteca de jogos SNES do Nintendo Switch, com ótimas críticas.
Com uma estética steampunk, os jogadores constroem sua cidade com mais de 60 edifícios para fazer e 27 recursos para plantar, incluindo quartéis, escolas, muralhas e jardins.
Neste RPG, use um cristal para construir uma cidade e atrair cidadãos, que se tornam aventureiros em missões para afastar monstros e obter recursos.
Darkest Dungeon é um RPG dungeon crawler lançado em 2016. Os edifícios da cidade central podem receber upgrades para oferecer melhorias poderosas aos aventureiros.
Ni No Kuni 2 permite que você construa seu próprio reino. A partir do Capítulo 4, você pode recrutar cidadãos por meio de missões, construir lojas e instalações e atribuir empregos para eles.
Com um mundo de fantasia gerado aleatoriamente, a jogabilidade é complementada por um sistema de combate de point-and-click. Foi desenvolvido pelos criadores de SimCity Societies e Nile.
O jogador decide seus próprios objetivos em um mundo aberto, podendo criar desde fazendas até cidades. Pode ser jogado em single player ou com amigos em modo MMO.
Xenoblade Chronicles 3D tem construção de cidade opcional, porém recompensadora. Você coleta materiais e convida NPCs para se mudarem para a cidade, escolhendo quais áreas desenvolver.
O jogo inclui construção de cidades como parte da história e da progressão, enquanto o personagem luta contra demônios e monstros para o bem da civilização.
Em Harvest Moon, você constrói fazendas e relacionamentos com moradores locais. Em um dos jogos, A New Beginning, é possível construir uma cidade enquanto cuida da fazenda.