A Sony acaba de anunciar mais um trailer de Gran Turismo, filme do jogo homônimo que chega às salas de cinema ainda em agosto de 2023.
Quem dirige o longa é o diretor sul-africano Neill Blomkamp, conhecido por fazer filmes de ficção científica como Distrito 9, Elysium e Rakka.
O diretor falou exclusivamente ao Blog da PlayStation sobre os desafios de adaptação para as telas de cinema e sobre os filmes que se inspirou para filmar as cenas de corrida e simulador presentes no longa.
Veja um pouco do que foi dito:
PlayStation Blog: O filme Gran Turismo é uma diferença notável em relação aos filmes anteriores que você dirigiu - não é baseado em um de seus roteiros, nem é uma ficção científica distópica. O que te atraiu para este projeto?
Neill Blomkamp: Então, na verdade, foi um roteiro distópico de ficção científica que vendi para a Sony que iniciou a conversa. À medida que o processo de pré-produção prosseguia, comecei a ficar muito ansioso apenas para trabalhar em algo e, nesse ponto, eles disseram: “Que tal Gran Turismo?” Meu primeiro pensamento foi: “Espere, como você faz um filme a partir de um simulador de corrida?” Mas eu li o roteiro e pessoalmente possuo três [Nissan] R35 GTRs - tenho uma obsessão pessoal pela Nissan e toda a linhagem Nismo - então fiquei imediatamente intrigado como um amante de carros.
Também estive muito próximo dos videojogos de várias formas ao longo da minha carreira e nunca me deparei com algo como o Gran Turismo , onde o próprio filme trata o jogo como um jogo . É baseado em uma história real sobre Jann Mardenborough, que aprendeu a dirigir jogando antes de dirigir profissionalmente na vida real, competindo contra outros pilotos reais. É apenas uma história incrível.
Outra razão pela qual assinei foi porque minhas coisas tendem a ser muito mais sombrias e distópicas, como você mencionou, mas este filme parecia, bem, muito inspirador. Nunca havia passado pela minha cabeça dirigir um filme em que o público saísse do cinema animado e inspirado. Isso foi realmente atraente para mim.
Existem desafios criativos específicos - ou benefícios - para trabalhar em um IP como este?
Uma coisa boa é que não havia um monte de executivos que diriam: “Bem, na verdade, achamos que deveria ser assim . ” Se você está trabalhando em outro IP com um universo ou narrativa mais estabelecida, todos têm ideias preconcebidas sobre como as coisas deveriam ser. Mas, com o Gran Turismo, você tem um IP bem conhecido que não carrega essas noções preconcebidas sobre como deve ser sua adaptação para o cinema. Isso me deu uma tonelada de liberdade criativa para sair e, você sabe, fazer isso.
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- PS Plus | Rumor aponta os jogos de maio de 2023
- PlayStation anuncia novos descontos da Promoção de Páscoa
Sem um enredo estabelecido ou um universo fictício para se basear, de que forma você homenageou o jogo? Como você extraiu o DNA do jogo em algo reconhecível para um filme?
Por um lado, o filme tenta levá-lo ao longo da jornada de alguém que primeiro experimentou essas trilhas lendárias virtualmente e depois pegou o que aprendeu em uma simulação e aplicou em um cenário da vida real. E então, tentei conectar visualmente esses dois pontos usando muitas das imagens dos jogos GT, como as linhas que você seguiria dirigindo na pista e os marcadores e pontos de verificação, bem como os prêmios por subir de nível e coisas como que.
E depois há um monte de ovos de páscoa menores - pequenos momentos como recriar algumas das poses de vitória no jogo que pedimos aos nossos atores para fazer no filme. Há também uma tonelada de carros legais para os redutores também; fizemos o nosso melhor para lançar carros interessantes em todo o lugar sempre que podíamos.
Na mesma nota, quais são alguns dos seus carros favoritos que aparecem?
Quero dizer, há um NSX Geração 1 no início do filme, o que é muito importante para mim. Tenho muito amor por aquele carro.
E no outro extremo do espectro, também queríamos algumas opções realmente chamativas que seriam verdadeiros ovos de páscoa para os amantes de carros - como o Koenigsegg Gemera, um carro ainda inédito, um carro de 4 lugares com 1.700 cavalos de potência. É como um Bugatti Rolls Royce.
Comentários