Por Danilo Oliveira
Troque a bela cidade de Stray por um planeta alienígena subaquático em Subnautica. Encalhado no planeta, seu objetivo é tentar sobreviver o suficiente para sair do planeta.
O objetivo de Stray era experimentar a vida como um gato em um mundo sem humanos. Kitaria Fables faz algo semelhante, mas em vez de o mundo estar cheio de robôs, são todos animais.
Abzu pode ser o primeiro jogo da Giant Squid Studios, mas seus desenvolvedores eram conhecidos por trabalhar em alguns dos melhores jogos indie como Flower e Journey. Abzu oferece uma experiência focada em explorar um oceano.
Biomutant, assim como Stray, mostra um mundo sem humanos. Mas em vez de se concentrar em um mundo cyberpunk com robôs, este é um mundo onde existem apenas animais mutantes.
Cloudpunk leva a exploração mais longe, abandonando totalmente o combate e aumentando o foco na história. Ao contrário de Stray, as escolhas que os jogadores fazem no jogo afetarão as coisas.
Embora tenha vendido pouco no seu lançamento original, o game hoje é considerado um dos melhores jogos da era PlayStation 2. Graças ao visual cel-shaded, ele ainda parece tão bonito agora quanto no lançamento.
Em Stray a interação com os objetos existe apenas para o jogador derrubá-los, exatamente como os gatos fariam na vida real. Untitled Goose Game é semelhante nisso, exceto que o jogador se torna um ganso em vez de um gato.
Embora haja mais combate neste jogo do que em Stray, a resolução de puzzles e a exploração de um mundo misterioso permanecem os mesmos. Embora Tunic seja mais desafiador que Stray, ainda é um dos melhores jogos do ano.