“
Por Miguel Oliveira
Final Fantasy XV seria o último título da série Fabula Nova Crystallis Final Fantasy. O jogo acabou ganhando sua própria estética e estilo, mas vários elementos de Final Fantasy XIII continuaram no XV. É o primeiro jogo da série a ter combate em tempo real, parecendo mais um Kingdom Hearts.
O pioneiro no quesito de narrativa dramática nos RPGs e também no sistema ATB (Active Time Battle). O jogo introduziu personagens como Cecil, um Cavaleiro Negro que precisa se tornar um Paladino para evitar que Golbez destrua o mundo. O jogo é um baita RPG e vale a pena.
A série Fabula Nova Crystallis começa com o anúncio de Final Fantasy XIII. Aqui temos o verdadeiro legado e plano da narrativa centrada em cristais. O jogo tem uma história linear, mas é elogiado até hoje.
O MMORPG é um dos mais bem sucedidos do gênero. E passou por diversas transformações ao longo dos anos. A Square conseguiu superar as críticas iniciais e hoje ele é um game que conseguiu superar rivais como World of Warcraft.
Talvez este seja o jogo mais icônico de toda a franquia. Ele é centrado em Cloud Strife, que se tornou um ícone da indústria. Lançado em 1997, o game ganhou filmes, spinoffs e recebeu um remake em 2020. Ele acabou ajudando no sucesso dos RPGs no PlayStation.
O game é uma tentativa de levar a série de volta às suas raízes. O jogo é inspirado no primeiro Final Fantasy, mantendo o estilo medieval, em contraponto aos games mais futuristas que o antecederam. E isso gerou uma paixão instantânea pelo jogo.
Este jogo enfrentou o peso de suceder o tão aclamado Final Fantasy VII e isso causou estranhamento em alguns. Entretanto, seus visuais mais realistas e seu tom mais leve fizeram com que a crítica o recebesse muito bem. Embora tenha sistemas mais complicados.
Com coragem, a Square se distanciou do modelo de combate da série e removeu os encontros aleatórios. O jogo é considerado muito à frente de seu tempo, sendo considerado um dos melhores do PS2 por muitos veículos.
O primeiro jogo a trazer voz na série e também por incrementar praticamente tudo. Usando toda a tecnologia possível do PS2 para trazer visuais imersivos e revisar o sistema de batalha. Além disso, temos personagens bem interessantes.
Este é um dos melhores RPGs de todos os tempos. Além de ter revigorado a série, o jogo também melhorou e reinventou seus principais sistemas. A história e a trilha sonora são aclamadas e o vilão Kefka conquistou seu lugar no hall dos maiores antagonistas dos games.