Por Rafael Alemão e Luiz Felipe Chella
Se atualmente os consoles e jogos da PlayStation estão entre os mais jogados do mundo, tudo começou lá em 1994 com o lançamento do PlayStation 1. O videogame até hoje traz grandes lembranças e nostalgia nos fãs, e pensando nisso, trouxemos grandes jogos do console.
O personagem se tornou um dos mais icônicos da história, e um mascote não oficial da PlayStation, tamanho o sucesso que fez desde o primeiro jogo. Apesar de ter uma premissa simples, Crash é um dos melhores jogos de plataforma já feitos, e traz um desafio considerável em suas dezenas de fases.
Driver trouxe a jogabilidade em 3D com liberdade pra você rodar por onde quiser, sendo uma experiência diferente de tudo que veio antes. O game foi feito para se parecer com os filmes de perseguição dos anos 60 e 70, e se passava em quatro cidades icônicas dos EUA: Miami, San Francisco, Los Angeles e Nova York.
Infelizmente Medal of Honor está engavetado pela EA atualmente. No entanto, época do PS1, a franquia era sem dúvidas uma das melhores. O primeiro Medal of Honor chegou em 1999, mas o que realmente marcou a época do PlayStation 1 foi Underground, lançado em 2000.
Lara Croft é talvez a personagem feminina mais icônica da história dos games, e todo esse sucesso começou lá nos anos 90, principalmente com Tomb Raider II. O primeiro jogo já tinha sido muito bom, mas o segundo foi ainda melhor, com muitas novidades e tecnologias de gameplay ainda mais avançadas.
Resident Evil 2 melhorou ainda mais tudo que já era bom no primeiro game. O jogo nos mostrou o surto pelas ruas de Raccoon City, apresentou novas mecânicas, trouxe a franquia um pouco mais pro lado da ação contra os zumbis, e introduziu Leon e Claire, que se tornaram dois dos personagens mais icônicos da franquia.
No final dos anos noventa, era difícil imaginar como a Polyphony poderia ter melhorado o Gran Turismo original, já que era disparado o jogo de corrida mais realista disponível no mercado. A solução da empresa foi manter tudo que o original tinha de bom – como o estilo das corridas e os gráficos – mas acrescentar muito mais conteúdo.
Tony Hawk’s original foi um sucesso inesperado graças à sua visão única de esportes radicais, e havia grandes expectativas para a sequência. A Neversoft não decepcionou e criou pistas icônicas que ainda estão entre as melhores que a franquia já teve.
O game dispensou a progressão linear dos anteriores de Castlevania, permitindo que você explorasse um extenso castelo que se abre constantemente à medida que Alucard ganha novas habilidades. Os elementos de RPG estão bem integrados também.
Há debates se Final Fantasy VII é ou não o melhor jogo da franquia, mas o game foi indiscutivelmente o mais importante da saga. Sendo o primeiro Final Fantasy em 3D, o jogo teve um impacto gigantesco nos RPGs japoneses, que justamente por causa de Final Fantasy VII deixou de ser um produto de nicho e se tornou um dos maiores gêneros dos consoles.
Pensar que Metal Gear Solid foi lançado em 1998 é espantoso. Poucos jogos de PlayStation têm ambientes 3D tão impressionantes, e tamanha ambição cinematográfica. Outro ponto que se destaca tantos anos depois, é o quão inovador na jogabilidade furtiva foi esse primeiro jogo da franquia de Hideo Kojima.