Por Danilo Oliveira
Resident Evil 4 é considerado um dos melhores jogos já feitos e é difícil não reconhecer sua importância história dos videogames. Confira 10 fatos e curiosidades sobre esse título tão influente.
O desenvolvimento do jogo começou em 1999 no PS2. Todo mundo sabe que isso mudou, quando o jogo foi lançado como exclusivo de GameCube. Resident Evil 4 só saiu para PS2 cerca de nove meses depois.
O menu da campanha de Ada em Resident Evil 4 foi inspirado no pôster do filme La Femme Nikita. O filme é sobre uma criminosa condenada que recebe uma nova identidade, se torna uma espiã e se apaixona - isso soa familiar?
Antes dos eventos de Resident Evil 4 haviam crianças no vilarejo. De acordo com o DVD Biohazard 4: Incubate, durante o jogo não aparecem crianças pois elas não resistiram a contaminação do vírus Las Plagas.
Em uma cutscene da campanha principal de Resident Evil 4, Leon é nocauteado por Bitores Mendez e acorda sem sua jaqueta de couro. Na campanha de Ada, "Separate Ways", é possível encontrar um Ganado vestindo a jaqueta de Leon.
O jogo passou por três protótipos diferentes antes da versão final. No primeiro Leon se infiltraria na sede da Umbrella. No segundo Leon seria infectado com um vírus que causaria alucinações. Houve também uma terceira versão com zumbis.
O protótipo mais popular ficou conhecido como Resident Evil 3.5. Leon teria alucinações, enfrentaria bonecas possuídas e seria perseguido por um ser fantasma. Essa versão chegou a ganhar um trailer na E3 de 2003.
O primeiro protótipo de RE4 foi reformulado e se tornou o primeiro Devil May Cry. O produtor Shinji Mikami sentiu que se afastou muito do terror e sobrevivência da série e convenceu toda a equipe a torná-lo um jogo independente.
Um remake de Resident Evil 4 foi oficialmente anunciado pela Capcom e será lançado no dia 24 de março de 2023 para Playstation 5, Xbox Seres X|S e PC.