Por Danilo Oliveira
Os melhores jogos de FPS geralmente são elogiados pela gameplay e suas histórias são deixadas de lado. Porém nem todos os FPS contam histórias fracas. Vários jogos do gênero possuem narrativas profundas e envolventes e esses a seguir são os melhores exemplos.
De toda a franquia HALO, ODST tem a melhor história independente. O jogo se desenrola ao redor de um mistério cativante que é muito diferente das aventuras usuais de Master Chief e Cortana para salvar o mundo.
Toda a premissa do jogo é baseada em um livro de mesmo nome. Não é exatamente igual ao material original, mas é uma ótima adaptação, e a história é muito atraente.
A premissa de loop temporal é interessante, mas a verdadeira história não é dada a você de cara. Alguns dos elementos mais interessantes da história estão escondidos em registros e arquivos de áudio. Ao todo, eles compõem uma história muito intrigante.
A estação espacial que o protagonista está trabalhando foi tomada por uma força alienígena conhecida como Typhon. Yu é um dos únicos sobreviventes, então cabe a ele se livrar das criaturas. Muita coisa acontece, e suas escolhas ao longo do jogo afetam como tudo se desenrola.
Pode não parecer a história mais original já contada, mas à medida que você joga, descobre que há muito mais na narrativa. Todos os aspectos mais fascinantes giram em torno dos dois simpáticos personagens principais, que são trazidos à vida com uma incrível dublagem.
O jogo se passa em um universo alternativo onde os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial e dominaram o mundo. Na década de 1960, B.J Blazkowicz não desistiu da luta enquanto ele e um grupo de aliados tentam parar o regime nazista.
Poucos jogos FPS são tão inovadores quanto Half-Life. O jogo varia entre muitos elementos, incluindo puzles e plataformas. Também inclui uma história muito melhor do que os jogos de FPS estavam fornecendo na época.