Comentários

Os fãs de Halo sabem que Master Chief não pode receber todo o crédito por salvar a galáxia. Nosso guerreiro pode ter lidado com a parte física do combate, mas Cortana foi o cérebro de todas as operações. A inteligência artificial se tornou uma das personagens mais importantes da franquia, e no vídeo de hoje te contarei os 10 fatos e curiosidades mais interessantes sobre ela.

VEJA MAIS

Inspirações

Cortana é baseada na mãe do programa Spartan, a doutora Catherine Halsey. A inteligência artificial foi feita usando uma versão copiada do cérebro da cientista. 20 cópias foram feitas, mas apenas duas sobreviveram, com uma delas se tornando Cortana. Apesar de ser baseada na doutora, a inteligência também tem outras influências. Existem algumas inspirações na filha de Halsey, Miranda Keyes. Além disso, o rosto de Cortana foi modelado a partir de uma escultura da rainha egípcia Nefertiti. Já em relação ao corpo, ela escolheu ter o físico parecido com uma versão mais jovem da doutora Halsey.

Nome

O nome de Cortana é diretamente inspirado na espada usada por Holger, o Dinamarquês, que foi um dos 12 cavaleiros do lendário rei Carlos Magno. Isso deu continuidade a uma tendência da Bungie, desenvolvedora de Halo, de nomear seus projetos se inspirando em espadas históricas. Um de seus jogos anteriores, Marathon 2: Durandal, é um exemplo. O subtítulo é uma referência à Durendal, espada usada por Roland, sobrinho e também cavaleiro de Carlos Magno.

Primeiras palavras

Cortana foi ativada pela primeira vez durante os eventos de Halo Reach, e suas primeiras palavras foram uma frase em italiano, que significava “Quando o jogo acaba, o rei e o peão vão para a mesma caixa". Estas são as mesmas palavras que Catherine Halsey ouviu de sua mãe depois de derrotá-la em sua primeira partida de xadrez. Dizem que depois a mãe da doutora deu uma surra na garota por ganhar o jogo.

Data de nascimento

A data de nascimento de Cortana, mais oficialmente conhecida como o dia em que seu serviço começou, foi 7 de novembro de 2549. A princípio, essa pode parecer uma data comum, mas há uma informação bem interessante escondida nela. Se usarmos o padrão norte-americano, 7 de novembro é lido como 11/7. Essa é uma referência ao protagonista de Halo, Master Chief, que também é conhecido como John 117.

Dublagem

Na dublagem em inglês dos jogos de Halo, a voz de Cortana é dada pela veterana dubladora de games, Jen Taylor. Ela forneceu a voz em todos os games, sendo também a voz da doutora Halsey para solidificar a conexão entre as personagens. Já na dublagem em português, tivemos algumas atrizes diferentes. Até Halo 4, a voz de Cortana era de Christiane Louise. Em Halo 5, tivemos Maria Cláudia Cardoso. No jogo mais recente, Halo Infinite, Helena Fruet dublou a personagem.

Rampacy

Ao longo do tempo, Cortana começou a enxergar os humanos sob uma perspectiva diferente. Ver essa raça e sua constante busca por guerras motivou a inteligência a assumir o controle sobre o Manto da Responsabilidade. A admiração inicial pela doutora Halsey logo se transformou em ódio, considerando-a um monstro devido ao seu envolvimento no projeto Spartan. Dessa forma, Cortana passou pelo chamado Rampacy, onde a inteligência desenvolve um anseio por poder divino, bem como um desprezo absoluto por seus criadores. Isso era algo programado para todas as inteligências, simbolizando o fim de sua vida útil… mas ela sobreviveu.

Estágio supremo

Assim como todas as inteligências, Cortana tem apenas cerca de sete anos de funcionalidade antes de experimentar o Rampancy e deixar de existir. Primeiro, ela demonstra melancolia, uma forma de depressão quando se torna subutilizada ou abusada. Depois, experimenta a raiva, que a força a agir irracionalmente. Por fim, ela sente ciúmes de humanos reais, e tenta encontrar corpos melhores para se desenvolver. Nenhuma inteligência deveria alcançar o quarto estágio, chamado de metaestabilidade, onde se tornaria "totalmente humana"... mas Cortana conseguiu.

Reviravolta

Apesar de todo o ódio desenvolvido pelos humanos, Cortana mostrou extrema proximidade com Master Chief, e muitos especulam que seu sacrifício em Halo 4 foi feito para proteger John, e não a humanidade. Entretanto, enquanto o final do quarto jogo deixou os fãs pensando que ela se foi, não foi isso que aconteceu. Cortana, na verdade, foi carregada pelo Domínio, a inteligência coletiva dos Forerunners. Isso a curou do Rampacy, e ela foi considerada como sendo digna do Manto da Responsabilidade. O Domínio se tornou um espaço grande o suficiente para Cortana armazenar dados que tinha, e ela também usou o lugar para despertar outras inteligências artificiais. Dessa forma, ela se tornou sedenta por poder, passando pelo enlouquecimento que vimos em Halo 5.

Fim da jornada?

O aparente fim da jornada de Cortana acontece no jogo mais recente da saga, Halo Infinite. Algum tempo após os eventos do quinto game, a doutora Halsey criou uma nova inteligência chamada Arma, que bloqueou Cortana e a confinou no Zeta Halo, o local onde ela comanda suas forças. Descobrimos então que Cortana morre quando é bloqueada por Arma e encurralada pelos Banidos, uma raça alienígena que também buscava controlar o Zeta Halo. Em seus momentos finais, Cortana percebe o erro de seus caminhos e usa o pouco controle que ainda tem para sabotar o Zeta e dar tempo para Master Chief deter os Banidos. Consciente da ajuda que Arma forneceu para Master Chief, Cortana impede que a inteligência se auto exclua, permitindo que ela sobreviva para ajudar na luta.

Windows

As pessoas que usam computadores com Windows hoje em dia sabem que a assistente virtual do sistema também se chama Cortana. A inteligência pode reconhecer vozes, executar comandos, e até mesmo responder perguntas com base em informações coletadas na internet. Ela também possui um "caderno" integrado, onde armazena contatos, lembretes, dados de localização e interesses do usuário. A Microsoft, responsável pelo Windows e também pela franquia Halo, usou esse nome se inspirando justamente na Cortana dos games. A empresa, inclusive, utilizou a dubladora Jen Taylor para dar voz a versão americana da assistente do Windows.



Comentários