Após avaliação de denúncias, o Free Fire suspendeu contas por irregularidades, conforme divulgado pela produtora do game, Garena. Em março, o jogo battle royale baniu cerca de 1,3 milhões de contas por conta de irregularidades nas configurações das partidas, o que oferece vantagens ilegais para os usuários.
De acordo com informações da desenvolvedora, trapaças e hacks, como mira automática, foram os principais motivos para a suspensão, representando 48,2% dos banimentos. Enquanto isso, 33,8% das contas foram encerradas por usos indevidos de configurações do jogo.
Após notícias que o Free Fire suspendeu contas por irregularidades, o número de denúncias voltou a aumentar, uma vez que o sistema gera resultados.
Apesar do número elevado, a tendência segue uma crescente mental. Em março, mais de 2,4 milhões de usuários foram suspensos por uso de trapaças.
O banimento faz com que o usuário perca sua posição no ranking de partidas, seus itens e recompensas, além de reduzir suas patentes e horas de jogo.
Free Fire suspendeu contas de todos os níveis
Embora seja comum que os usuários iniciantes estejam mais propensos a suspensões, o Free Fire suspendeu contas de todos os níveis em suas análises de trapaças.
Usualmente, jogadores que estão começando podem recorrer a truques para aumentar de nível rapidamente, conquistando novas recompensas, posições no ranking e itens exclusivos.
No entanto, contas de alta patente também sofreram punições, apesar de milhares de horas registradas.
No game, o esforço e dedicação dos usuários devem ser autênticos, ou podem correr o risco de banimento sem possibilidade de recuperar as horas jogadas, que podem ser altas.
A termos de comparação, uma análise especial da Betway Insider mostrou o que seria possível fazer com o tempo de jogo necessário em cada patente.
Apenas para o nível mais baixo, de Bronze, seria possível platinar Cyberpunk 2077 quase 20 vezes, ou assistir a animação Os Simpsons 3 vezes, todas as temporadas.
Para se tornar Diamante, uma patente superior, seria necessário jogar mais de 3 mil horas, o equivalente a assistir o filme Titanic cerca de 1.017 vezes.
Ainda de acordo com a Betway, site de apostas em Free Fire, para alcançar a patente de Desafiante, a mais alta atualmente, seria preciso dedicação de 4.200 horas, o suficiente para ouvir uma música comum cerca de 21 mil vezes.
As comparações ilustram o tempo que os jogadores deveriam dedicar para ter a patente desejada. Contudo, o Free Fire suspendeu contas sem considerar seus níveis, levando em consideração somente as denúncias de irregularidades.
Não é possível recuperar as horas de jogo
A produtora do game, Garena, ressalta que existe uma política de tolerância zero com trapaças. Por esse motivo, uma vez que o Free Fire suspendeu as contas, não é possível recuperá-las.
Isso significa que as horas de jogo perdidas também são zeradas, e, caso o participante deseje iniciar uma nova conta, terá patente zero, bem como itens e recompensas especiais de missões.
Por esse motivo, é fundamental se atentar para as regras do jogo, evitando trapaças ou hacks que possam beneficiar o avatar dentro das partidas.
Uso de bugs, nomes impróprios e reembolso indevido também podem gerar banimentos, além de irregularidades nas configurações dos jogos.
E, conforme aponta a Betway, o tempo dedicado pode ser alto, sendo um incentivo para os usuários seguirem os protocolos e evitarem suspensões permanentes.