Por Luiz Felipe Chella
O lançamento de eFootball 2022 foi extremamente complicado. Não se sabe muito bem o motivo até hoje da Konami lançar um game tão problemático como aquela versão inicial de eFootball, entretanto, aconteceu. Após inúmeros bugs, um visual esquisito e problemas em todos os aspectos, felizmente o primeiro grande patch de eFootball 2022 é positivo e pode mostrar que o game tem futuro daqui para frente.
O primeiro ponto interessante de se citar é justamente o aspecto visual. Quando lançado, o jogo tinha algumas faces bizarras dos jogadores e os corpos não pareciam proporcionais. Isso mudou e temos um jogo muito mais condizente com a realidade. Com a melhora visual de perto, a de longe também ocorreu. Me lembro de jogar o game em 2021 e a impressão que se tinha era de um jogo mobile em um console. Agora, temos uma visão de campo muito melhor, com aprimoramentos em tudo.
Além destes comentados, adições ocorreram no game. Temos novos estádios, como o clássico Monumental de Núñez, do River Plate e alguns do Brasil, como o Maracanã, Morumbi e a Arena do Corinthians. Mais estações climáticas estão disponíveis, assim como o ciclo de dia e noite. Boa parte das transferências também foram atualizadas. Um exemplo disso é a presença de Aubameyang no Barcelona, seguindo para os demais exemplos mais atuais.
A atmosfera do game também teve algumas adições interessantes, as quais deixam a gameplay mais ativa e imersiva. Ao marcar um hat-trick com Cristiano Ronaldo, por exemplo, é possível ver o mesmo dando uma entrevista depois do jogo. Além disso, outras cinemáticas inéditas estão disponíveis, seja antes, durante ou depois dos jogos.
Por fim, quanto a jogabilidade, temos um jogo muito mais estável e responsivo. Diferente do início, agora temos uma resposta rápida dos comandos e controlamos mais os jogadores. A inteligência artificial dos adversários está bem melhorada e lances estranhos que antes ocorriam, agora não acontecem mais. O modo de chutar e escolher a direção da bola está muito mais preciso e a marcação, muito mais executável.
A conclusão é de que eFootball 2022 melhorou muito e agora está jogável, mas ainda faltam alguns aspectos para alcançar um nível excelente. O novo modo de jogo “Dream Team” se mostra promissor, mas montar seu time para jogar online ainda necessita de tempo para saber como os servidores aguentarão e se teremos constantes novidades. Visualmente, a evolução é nítida, assim como a parte técnica do game. Hoje, vale a pena jogar eFootball, resta saber se a Konami continuará a melhorar o game. O patch já está disponível.