Por Danilo Oliveira
Metal Gear Acid é um jogo tático baseado em turnos onde os jogadores usam cartas para controlar a ação. Um ano após o surpreendente sucesso de Acid, veio uma sequência ainda mais impressionante com novos visuais cel-shaded.
MGR traz Raiden de volta ao papel principal enquanto ele procura derrubar uma empresa militar privada que está planejando criar conflito por lucro. MGR recebeu elogios por seu emocionante combate de espadas.
Assim como o primeiro Resident Evil, MGS de PS1 teve um remake para o GameCube intitulado MGS: The Twin Snakes. Twin Snakes utiliza o mecanismo e a jogabilidade de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty enquanto adiciona novas cutscenes e dublagem regravada.
O primeiro metal gear não spinoffs do PSP foi Metal Gear Solid: Portable Ops. O game acontece anos após os eventos de MGS3: Snake Eater, e coloca Naked Snake (Big Boss) contra sua antiga unidade FOX na América do Sul.
Peace Walker expandiu muito do que tornava Portable Ops. A grande escala do jogo, tanto em termos de jogabilidade quanto de história, resultou em alguns críticos acreditando que Peace Walker era digno de ser considerado o MGS 5.
The Phantom Pain apresenta um mundo totalmente aberto e uma estrutura de missão semelhante a Peace Walker. Embora a jogabilidade furtiva do game tenha recebido muitos elogios, muitos fãs sentiram que a história não chegou a uma conclusão satisfatória.
O MGS original para PS1 foi um jogo revolucionário, que estabeleceu um nível incrivelmente alto para histórias em videogames, apresentando longas cenas cinematográficas com dublagem completa. MGS é um dos maiores games de todos os tempos.
MGS3 foi elogiado por sua história mais simples que era muito mais fácil de digerir em comparação com MGS2. MGS3 também foi elogiado por seus ambientes externos que forneceram uma experiência nova para jogabilidade furtiva.
MGS4 recebeu a tarefa monumental de encerrar a história de Solid Snake e quaisquer outras possíveis pontas soltas. Deu certo. Embora, isso tenha exigido as cenas mais longas da história dos videogames.
Alguns críticos acharam a história de MGS2 confusa, enquanto outros apreciaram sua profunda natureza filosófica. Hoje, a história de MGS2 é creditada por estar à frente de seu tempo com um enredo relevante nos tempos modernos.