Por Danilo Oliveira
RPGs de turno geralmente apresentam personagens incríveis, ótimas trilhas sonoras e enredos enormes. Esses dez jogos são os melhores para os recém-chegados ao gênero.
Os primeiros jogos Pokémon foram lançados no Japão em 1996 e tornaram-se referência na cultura pop. As batalhas baseadas em turnos colocam um treinador Pokémon contra outro, usando seus Pokémon para determinar o vencedor.
Com uma trilha sonora incrivelmente boa, uma história extremamente convincente e um sistema de combate engenhoso que o manterá jogando por horas a fio, Persona 5 é um jogo de destaque.
Muitos fãs consideram a franquia Dragon Quest um dos criadores do gênero. Começar com este jogo, em particular, apresenta aos novos jogadores aspectos familiares da série em um formato mais padronizado.
Os fãs de JRPG adoram os jogos Golden Sun. O sistema de jogo apresenta inimigos e combate por turnos, mas a mecânica única conhecida como Psynergy faz toda a diferença. Os jogadores usam essas habilidades especiais fora do combate para resolver puzzles.
O tipo particular de combate baseado em turnos desse game não é apenas "enfrentar um inimigo e usar habilidades e ataques". Os jogadores devem se mover por uma grade usando pontos de habilidade para enfrentar os inimigos. Pense nisso mais como um jogo de tática do que um RPG baseado em turnos.
Trails in the Sky segue Estelle e Joshua. A história segue um enredo JRPG mais tradicional de uma maneira inovadora com diversas habilidades e ataques de personagens.
Embora seja uma das séries menos conhecidas da franquia Mario, o primeiro título de RPG foi lançado em 1996. Em vez de incorporar apenas plataformas, Super Mario RPG tomou notas de Final Fantasy, com combate baseado em turnos e comandos de ação.
Não apenas a trilha sonora é fenomenal, mas o enredo do jogo lida com todos os tipos de coisas, desde o luto até a maioridade e a tomada de decisões difíceis. Serve como uma fantástica primeira entrada no gênero JRPG baseado em turnos.
O combate nesse jogo pode parecer um pouco assustador no início. Mas o jogo lança novos recursos e habilidades de uma maneira que funciona muito bem para os recém-chegados ao gênero.
I Am Setsuna apresenta todas as características que você esperaria: uma equipe de três a quatro personagens em combate, habilidades mágicas, uma jornada pela terra e muito mais. Assim como no FF10, uma personagem feminina central pode salvar o mundo e um personagem masculino central a protege em sua jornada.