Por Danilo Oliveira
Após uma longa espera, o tão aguardado remake de FFVII se tornou realidade e foi lançado em 2020. Essa versão se libertou das restrições do original e criou algo novo. O remake consegue ser tão bom quanto o original foi.
Para aqueles que querem uma aventura JRPG de viagem no tempo que parece a coisa mais próxima de um Chrono Trigger moderno, existe Radiant Historia. O jogo foi lançado em 2011 para o Nintendo DS e remasterizado para o 3Ds em 2017.
Como um jogo lançado em 2008, Lost Odyssey é um dos títulos mais antigos desta lista. No entanto, ainda é moderno o suficiente para receber elogios e reconhecimento dos fãs da era de ouro dos JRPGs. Lost Odyssey tem a vibe de um JRPG da oldschool.
Tales of Arise foi a reformulação que a série precisava e finalmente conseguiu se tornar um grande sucesso entre os fãs ocidentais. Arise parece uma revisão moderna, mas as raízes da série são tão fortes agora quanto eram há quase 30 anos.
Foi Persona 5 que levou a série a novos patamares de narrativa e visuais modernos no estilo anime. O sistema baseado em turnos é definitivamente uma referência aos JRPGs clássicos.
Xenoblade é considerado um clássico moderno. Originalmente lançado em 2011 para o público ocidental, Xenoblade foi remasterizado e expandido em Xenoblade Chronicles Definitive Edition. O lançamento definitivo expandiu a história para que ela se conecte com a futura sequência.