Por Danilo Oliveira
Eddie foi originalmente projetado para ser uma espécie de mala ambulante para o Dr. Light. Eventualmente ele foi modificado para trazer coisas úteis para Mega Man em campo. Eddie não tem nenhuma capacidade de combate, mas ele está sempre lá.
Eli Vance precisava de alguém para manter sua filha Alyx segura. Por isso que ele construiu Dog. Alyx passou muito de seu tempo de lazer modificando e adicionando coisas ao Dog, levando à máquina que conhecemos e amamos.
O Robotic Operating Buddy, ou "R.O.B." como era chamado nos Estados Unidos, era um periférico da vida real para o Nintendo Entertainment System que podia jogar com você monitorando os sinais de luz na tela da TV.
Todos os andróides YoRHa são acompanhados por um Pod flutuante. Cada um é projetado para fornecer backup e utilitários. Os Pods também têm suas próprias personalidades e, embora não demonstrem, muitos deles se preocupam profundamente com seus parceiros.
Byte e Barq trabalham como robôs de patrulha em Buster Beach, sendo o primeiro um robô policial de modelo padrão e o outro um dispositivo treinado principalmente para encontrar itens perdidos na areia. Além da fofura de ser um robô cão, Barq é ferozmente leal a Byte.
Chibi-Robos é uma linha de robôs produzidos em massa, do tamanho de uma mão, criados pela Citrusoft Robotics com um objetivo primário: fazer as pessoas felizes. Eles só querem genuinamente tornar sua vida um pouco melhor da maneira que puderem.
Robo era um robô capaz de simpatizar com os humanos. Quando ele foi reativado por Crono e companhia, ele instintivamente sabia que tinha que fazer tudo ao seu alcance para protegê-los e ajudá-los.
Apesar de ser apenas uma bola flutuante, ED-E pode ser muito expressivo às vezes graças ao seu alto-falante embutido, que toca música dependendo do seu humor. Ele é muito leal ao Courier e seus companheiros.
Turing não é como a maioria das ROMs, ele é como uma criança humana, absorvendo cada pedacinho de informação e normas sociais que vê para se tornar um ser mais completo.