Por Danilo Oliveira
Pokémon Omega Ruby supera por pouco títulos como o Pokémon Ruby original (82), FireRed (81) e LeafGreen (81) em termos de pontuações no Metacritic. O jogo foi elogiado como bons remakes para quem procura uma dose de nostalgia.
A mais nova edição da franquia Pokémon também é o que sofre maior mudança na fórmula em um jogo da série principal até o momento. Ele apresenta a antiga região de Hisui, que eventualmente se torna Sinnoh.
O consenso parece ser que esses jogos são ótimos para quem ainda não jogou Sun ou Moon, mas pode não valer a pena comprar para os fãs que já possuem as versões anteriores.
Diamond e Pearl introduziram batalhas e trocas online, um grande avanço para a comunidade Pokémon em todo o mundo. Os críticos elogiam esses jogos como sendo alguns dos melhores que a fórmula Pokémon tem a oferecer.
As críticas da época são as mesmas encontradas nos outros jogos Pokémon e seus remakes, são elogiados por sua qualidade, mas desejando que a série abra novos caminhos.
Os últimos jogos principais lançados antes do 3DS. As notas foram até altas nesses jogos, principalmente citando o quão ousado foi remover todos os Pokémon das gerações anteriores e introduzir uma área inteiramente nova do mundo.
Sun e Moon foram os principais jogos da sétima geração e representaram os primeiros passos no caminho que Pokémon está hoje. Esses jogos acabaram com várias tradições que remontavam ao início, incluindo Ginásio e HMs, além de introduzir formas regionais.
Pokémon X e Y estão no topo da lista dos principais jogos da série. Os críticos elogiaram esses jogos principalmente por sua transição para o 3D graças às capacidades do Nintendo 3DS e por dar uma nova vida à série.