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Por Luiz Felipe Chella
O primeiro dos grandes problemas começou logo nas expectativas de Cyberpunk 2077. O jogo desenvolvido pela CD Projekt Red era o próximo projeto depois de The Witcher 3, um dos games mais premiados da história. Com as expectativas de que o jogo seria ainda melhor, o nível de exigência ficou altíssimo e no final não tivemos a mesma genialidade.
Hoje é um fato dizer que Cyberpunk 2077 foi lançado sem estar pronto. Por mais que exista a pressão no sentido financeiro e de investidores, lançar o game no estágio de 2020 foi uma péssima decisão, afinal os problemas foram mostrados e tudo se perdeu, como inúmeros pedidos de reembolsos e as ações do estúdio despencando no geral.
A promessa era de que teríamos uma cidade viva e extremamente movimentada, entretanto Night City é vazia e sem vida. Mesmo com as atualizações, inclusive a última que trouxe o game para a nova geração de consoles, o jogo segue com um mundo vazio e é comum andar de carro por bastante tempo até encontrar um único automóvel. Ficou devendo.
Cyberpunk 2077 já teve muitas atualizações, entretanto o sentimento que fica é de que nunca teve uma melhoria por completo. Apesar de estar muito melhor hoje do que no lançamento, problemas são ainda muito comuns e o jogo segue sem entregar aquilo que prometia, mesmo 9 anos desde seu anúncio e quase 2 anos do seu lançamento.
Simplesmente colocar milhares de missões secundárias e muita informação em tela não fazem um game ser interativo. Cyberpunk foi excessivo nessa quantidade e o pior, o número de situações fúteis em contraposição a demanda urgente do protagonista faz com que não haja sentido em partir para explorar o mundo. Não houve uma boa ligação da história com o mundo.