Comentários

Uncharted é uma das franquias mais memoráveis do Playstation e seus games passaram por diversas gerações, sendo sempre um sucesso.

Com grandes títulos recebendo novas versões para PS5, a chegada de Uncharted: Legacy of Thieves Collection parecia fundamental para os donos do console e hoje trazemos a análise completa tanto de Uncharted 4 quanto de Uncharted: Lost Legacy.

Separaremos a review em duas partes: Primeiramente, falaremos das melhorias do lançamento; Na sequência, sobre ambos os games para quem nunca os jogou.

Agradecemos a equipe da Sony no Brasil pelo envio da cópia em antecipado.

Todas as imagens foram realizadas em um PS5, com modo performance ativo.

As melhorias de Legacy of Thieves

Como iniciamos a análise, parecia necessário ter uma nova versão dos games mais recentes da franquia Uncharted, sendo jogos de excelente qualidade e memoráveis.

A coleção Legacy of Thieves trouxe tudo de melhor que poderia colocar no game. É sempre bom lembrar do que se trata a coleção e qual seu objetivo, entretanto.

Temos aqui uma versão remasterizada dos dois títulos, Uncharted 4 e Uncharted: Lost Legacy. Não existe qualquer adição, expansão ou conteúdo extra. Dito isto, podemos seguir para as melhorias dos jogos.

Reprodução/Sony-Naughty Dog

Jogar ambos os games com 60 FPS estáveis foi uma experiência maravilhosa e sem dúvidas renovadora, no sentido de que parecia a primeira vez que estava jogando qualquer um dos títulos. Os jogos fluindo de maneira mais orgânica se mostraram mais imersivos e o desempenho é excelente. Ainda na temática de qualidade técnica, não foi possível notar qualquer bug na gameplay. As novas versões vieram muito bem polidas e sem qualquer problema, isso durante duas jogatinas completas.

Visualmente, os jogos estão mais bonitos, tanto na resolução quanto em pequenos detalhes. Em diversos momentos podemos notar diferenças entre a versão de PS4 para a de agora, com reflexos mais responsivos, detalhes maiores nas texturas e um jogo mais vivo, com mais cores.

Existem modos de jogo os quais o jogador pode optar por desempenho ou qualidade, como tem sido comum ultimamente. Isso é de opinião pessoal, mas recomendo jogar no performance para manter os 60 FPS, o qual também tem toda a beleza visual presente.

Reprodução/Sony-Naughty Dog

O DualSense também brilhou no game. Cada vez mais o controle tem sido utilizado nos games e em Legacy of Thieves não foi diferente. Temos um bom feedback tátil durante a exploração e isso torna a experiência mais imersiva. Também, os gatilhos adaptáveis funcionam muito bem, com uma diferenciação notável de arma para arma.

Agora, existem dois pontos muito positivos da versão, os quais listamos aqui:

  • Primeiro, existe a opção de transferir seu save do PS4, sendo bem prática e o que é bem interessante aos jogadores, pois já pode utilizar do seu progresso.
  • Em segundo lugar, mas inclusive mais importante, o upgrade para a versão pode lhe dar um jogo a mais caso não o tenha. Por exemplo, no caso do jogador possuir Uncharted: Lost Legacy na sua biblioteca e optar pelo upgrade, automaticamente a melhoria disponibilizará Legacy of Thieves, incluindo Uncharted 4. O mesmo vale no caso contrário. Deste modo, compensa bastante.

Uncharted 4

Falando de um dos principais jogos da última geração, Uncharted 4 é um game nota 10 e jogar ele novamente com tais melhorias foi maravilhoso.

O jogo consegue manter o player atento e preso em sua trama do início ao fim. Existem excelentes variações as quais tornam o game nada repetitivo.

Reprodução/Sony-Naughty Dog

Nathan Drake tem a sua redenção neste título, sendo entre todos os Uncharted's o que ele aparece mais humano e se explora mais a vida pessoal do famoso protagonista. A trama envolvendo a volta do seu irmão toma rumos os quais não esperavam e o sentimento de caos está constantemente presente na gameplay.

Falando em caos, temos um game com sequências de ação que não só envelheceram bem, mas continuam no topo da indústria dos games. Jogar um jogo de 2016 e sentir a mesma sensação de adrenalina em 2022 é um feito e tanto. Uncharted 4 consegue isto.

Oferecendo ótimas opções de armas, inimigos diferentes e cenários muito distintos para se aventurar (praia, neve, florestas, cidades, templos e muitos outros), o jogo tem como um de seus pontos fortes as variações e é claro, os gráficos. Inclusive, com as melhorias da nova versão, o nível visual está entre os melhores da atualidade.

Reprodução/Sony-Naughty Dog

Falar de Uncharted 4 anos após o lançamento e com milhões de jogadores já passando pela experiência é um pouco difícil, mas de maneira geral fica que o jogo que foi uma obra-prima em 2016 segue do mesmo nível, ou agora ainda melhor.

Uncharted: Lost Legacy

É claro que ambos os games da coleção já tem uma boa idade, sendo Lost Legacy de 2017, entretanto falaremos brevemente sobre seus principais aspectos.

Temos basicamente um conteúdo adicional de Uncharted 4, sendo uma sequência direta. Chloe Frazer é a protagonista da história e assim como a franquia pede, estamos atrás de um tesouro. Junto de Frazer, Nadine Ross marca presença, formando assim uma dupla na busca.

O game também tem gráficos excelentes, na mesma base de Uncharted 4. Sua gameplay é consideravelmente menor, durando em média 7 horas para se completar, entretanto é muito fluida e frenética.

Reprodução/Sony-Naughty Dog

Com um número de puzzles bem distribuído, o jogo não "trava" em momento algum. Também, durante um bom período temos uma área aberta no mapa, proporcionando uma leve experiência de mundo aberto.

As sequências de ação são insanas e de um ritmo alucinante, mantendo a mesma tendência vista no game principal. A aventura é marcada também pela presença de uma figura conhecida na franquia, a qual retorna de maneira surpresa na segunda metade do game.

Por mais que curto, é um jogo muito bom. Se fosse para dar uma nota individual para ele, ficaria entre 8 e 9, se tratando de uma experiência bem divertida e cheia de opções.

O PS5 recebe uma ótima coleção

Olhar para games de um passado recente e transformar estes em uma coleção, sempre é uma opção interessante. Para os jogadores que nunca tiveram os jogos, comprar a coleção ao invés de dois games avulsos é benéfico.

Outro aspecto de benefício aos jogadores é o que comentamos anteriormente, do upgrade fornecer os dois jogos. Uncharted 4 vendeu milhões de cópias e Lost Legacy esteve muitas vezes em promoção, sendo também um foco de vendas. Muitos jogadores podem aproveitar para além do upgrade, receber um jogo a mais.

No geral, Legacy of Thieves entrega o que prometeu e de maneira excelente. Dois jogos de primeira linha com um deles sendo um dos melhores da última geração, merecem sem dúvida muita atenção, ainda mais com as melhorias citadas.

Uncharted: Legacy of Thieves Collection estará disponível para PS5 no dia 28 de janeiro.

Positivo
  • Upgrade oferece coleção completa
  • Melhorias visuais
  • Melhorias de performance
  • Dois ótimos games
  • Bom uso do DualSense
Nota 10


Comentários