Por Danilo Oliveira
A franquia Tales não é conhecida por ter muitos personagens ocultos, mas os primeiros jogos os incluíram. Bruiser Khang é um personagem totalmente opcional que você pode recrutar assim que o coliseu estiver disponível.
Opera é uma força da natureza com três olhos. Para recrutá-la, você precisa evitar o recrutamento de certos personagens; caso contrário, ela estará completamente indisponível.
Claramente não há personagens lobisomem suficientes em RPGs, então quando você vê Zylo trancado em uma jaula, você teria que ser um tolo para não se envolver na busca por uma cura para ele.
Deneb é uma personagem oculta recrutável em vários jogos Ogre Battle. Essa bruxa é moralmente duvidosa, mas ela compensa sua ética questionável com seus impressionantes poderes mágicos.
Glenn é provavelmente um personagem que a maioria dos fãs da série gostariam de ter em seu grupo. Recrutar Glenn exige que se recuse a ajudar Kidd (um dos protagonistas do jogo), o que é improvável que muitos façam.
Cloud Strife do próprio Final Fantasy 7 é um personagem recrutável em Final Fantasy Tactics, porém não é fácil desbloqueá-lo. É incrível poder ter Cloud no seu grupo.
Esses inimigos fabulosos, com suas capas adoráveis e suas sapatinhas preciosas, foram feitos para serem estrelas. Mukumuku é o primeiro exemplo recrutável dessas criaturas adoráveis.
Adquirir Reiji Kido no primeiro jogo Persona requer encontrá-lo em vários locais, falar com ele inúmeras vezes e manter o espaço final de seu grupo aberto. Reiji é um lutador contundente com uma das Personas mais legais do jogo.