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Por Danilo Oliveira
Ambos os jogos compartilham a semelhança de poder escalar todos os lugares porque originalmente Assassin's Creed era para ser chamado de “Prince of Persia: Assassin”, mas a Ubisoft rejeitou a ideia porque, em geral, a história não iria focar no príncipe.
O nome completo de Altaïr é Altaïr Ibn-La'Ahad, que significa "o pássaro" e "filho de ninguém". Qualquer fã perceberia imediatamente o quão significativo esse nome é para seu personagem. Os pássaros são uma grande parte da série. "Filho de ninguém" se refere ao fato de Altaïr ser um órfão desde jovem.
Isso é explicado por Rebecca Crane mais tarde no jogo. Ela diz que era uma falha no Animus que causava o afogamento de Altair. Nas sequências o personagem pode nadar devido a novas atualizações no Animus.
Masyaf é uma cidade no noroeste da Síria. O que os fãs imaginam quando ouvem "Masyaf" é o castelo, que também existe. O castelo pode ser visitado hoje, visto que houve um projeto de restauração de 2000 a 2006. Durante as reformas descobriram que embaixo do castelo havia um túnel secreto e uma casa de banhos.
Francisco Randez foi o modelo para o personagem de Desmond, o que significa que ele também foi o modelo para a maioria de seus ancestrais, como Ezio e Altair. Ele foi encontrado pela Ubisoft por meio de sua agência de modelos. Não se sabe se foi de propósito ou não, mas Randez e Desmond dividiam a ocupação como barman.
Se você procurar o dublador de Desmond Miles, verá que pode estar muito mais familiarizado com a voz dele do que pensava. Nolan North atuou como dublador em diversos programas de TV, filmes e videogames. Ele dublou Hades em God of War, o Príncipe em Prince of Persia, David em The Last of Us e outros.
Os desenvolvedores decidiram adicionar um pequeno easter egg ao jogo. Então, eles adicionaram uma espécie de janela que dá para alguns prédios das cidades, em homenagem ao famoso personagem do brinquedo.
A ordem do primeiro jogo é baseada em um grupo real chamado Nizari Ismailis Ḥashshāshīn, uma ordem que existia há muito tempo na história. Eles estavam localizados na Síria e na Pérsia. Sua ordem acabou sendo destruída pelo Império Mongol. Como em Assassin's Creed, eles eram assassinos treinados usados para eliminar líderes importantes.
O livro de 1938, Alamut, é sobre o Ḥashshāshīn e seu líder, Hassan-i Sabbāh. Muitos elementos do livro foram incluídos no jogo. Por exemplo, o ditado "nada é verdade; tudo é permitido" é uma tradução alternativa de uma frase do romance. Embora o livro tenha quase cem anos, agora é amplamente divulgado como o romance que inspirou Assassin's Creed.
Rashid ad-Din Sinan foi o líder do Ḥashshāshīn no final do século 12, e os desenvolvedores basearam Al Mualim nele. Por motivos legais, eles não usaram o nome histórico real.