Comentários

Samus Aran é uma perigosa caçadora de recompensas que passa mais tempo explodindo planetas e salvando o universo do que caçando recompensas. Aqueles familiarizados com a série Metroid a conhecem muito bem, mas outros podem vê-la apenas como uma heroína poderosa quando na verdade há muita coisa acontecendo por baixo do traje. Samus tem uma rica história e passou por muita coisa ao longo da série Metroid. Com o lançamento de Metroid Dread, Samus passou por mudanças ainda mais importantes.

A série Metroid é mais do que apenas um jogo de plataforma exploratório. Na verdade, tem um enredo com muito conhecimento por trás dele, que vemos através de Samus, e ao longo de sua jornada, ela mesma passa por várias mudanças. Embora todos conheçam sua história geral de ser criada pelos Chozo e estar imbuída de um pouco de seu DNA, existem alguns outros fatos que você pode não saber sobre Samus.

Samus tem DNA Metroid

Enquanto Samus ganhou DNA do Chozo como parte de seu treinamento com eles, ela também ganhou DNA Metroid depois que um incidente a deixou infectada com o Parasita X. Na abertura do Metroid Fusion, Samus é atacada e infectada por um Parasita X ao retornar de uma missão para uma estação de pesquisa e bate em um cinturão de asteróides próximo. Samus é ejetada em uma cápsula de fuga, resgatada e levada para a estação. A infecção se espalhou e foi determinado que a única maneira de curá-la era injetando-lhe DNA de Metroid preservado do último bebê Metroid, que antes havia dado sua vida para salvar Samus em Super Metroid. Ela acabou sobrevivendo, ganhando a habilidade de absorver o Parasita X.

A aparência de Samus não está definida

Em geral, Samus é descrita como uma mulher loira alta de olhos azuis. No entanto, além disso, os detalhes de sua aparência são turvos e mudam entre os jogos; na verdade, mesmo os traços confirmados são inconsistentes. Os jogos de 8 bits tinham variações de cor de cabelo devido a limitações de paleta no NES e no Gameboy, e não foi até Super Metroid que se solidificou como loira. Embora sua altura tenha sido de 192 cm em um guia de Super Metroid, o manual de Metroid II afirma que essa altura se refere ao Power Suit. Sua estrutura facial também mudou, sua aparência mais atlética e até mesmo alguns penteados diferentes. Não há regras quando se trata da aparência de Samus além de loira, alta e de olhos azuis, e isso ocorre porque na maioria das vezes ela está em seu Power Suit.

O Power Suit de Samus faz parte dela

Pouco se sabia sobre como os Power Suits de Samus operavam, fora do fato de que ele poderia ganhar power-ups e era feito pelos Chozo. Metroid: Other M foi a primeira vez que um jogo o levou em consideração e criou uma lore para ele que ainda parecia se manter e se aplicar aos jogos que vieram depois. De acordo com Other M, Samus pode materializar seu traje com foco, algo aprendido com o treinamento, e quando o traje quebra em um jogo como Metroid Dread, é o traje levando muito dano ou Samus perdendo a concentração. De qualquer forma, o resultado é a desmaterialização do traje, deixando Samus exposta ao ambiente de um planeta.

Aliens querem ser ela

Samus provou ser uma inimiga formidável para raças alienígenas, armas biológicas e até pragas como o Parasita X. Tanto é que ela teve que lidar não com um, mas com dois sósias. Canonicamente, o primeiro foi Dark Samus, que se tornou o principal inimigo da série Metroid Prime. Este ser foi criado a partir de um Metroid Prime absorvendo seu Phazon Suit contendo seu DNA no primeiro jogo Prime. Enquanto Samus escapou, o Metroid se fundiu com a armadura para se tornar Dark Samus e começou a caçá-la nos dois últimos jogos. O segundo doppelganger que Samus encontrou foi o SA-X no Metroid Fusion. Quando parte de seu traje foi removido depois que ela foi infectada com o Parasita X, ele permaneceu nessas partes do traje. Isso levou à formação de uma versão Parasita X de Samus, que se tornou a maior ameaça no Fusion.

Um desenvolvedor afirmou que Samus é transgênero

A maioria das pessoas conhece Samus como sendo simplesmente uma mulher. No entanto, em uma entrevista com a equipe de desenvolvimento de Super Metroid, um designer afirmou que Samus era na verdade transgênero. Isso gerou um debate entre os fãs por anos quanto à sua validade e com poucas informações até anos depois, quando os jogos GBA e GameCube surgiram, era difícil saber. Mais tarde, por volta de 2002, um dos co-criadores de Metroid, Yoshio Sakamoto, deu uma resposta indireta enquanto respondia às perguntas dos fãs. Quando uma pessoa perguntou se Metroid Prime seria portado para o PS2, ele respondeu que era tão provável quanto Samus ser transgênero. Junto com a história de fundo que os jogos posteriores trouxeram sobre sua infância, a declaração do desenvolvedor tornou-se mais improvável.