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The Witcher 3 é bem conhecido por seu maravilhoso mundo aberto e missões que parecem importantes e únicas, não importa sua escala. Mas um aspecto que faz The Witcher parecer tão vivo é o fato de grande parte do mundo ser fortemente baseado no folclore do mundo real.

Embora muito disso venha do folclore polonês, ele também gira em torno de muitas crenças diferentes de outras partes da Europa. Em muitos casos, eles até mantêm o nome original das lendas nas quais se baseiam. Não é de se admirar, então, que os monstros de The Witcher 3 pareçam tão bem feitos.

Moiras do Pântano Retorcido

Entre os inimigos mais icônicos do Witcher 3 estão as Moiras do Pântano Retorcido. Elas têm um monte de inspirações por trás, das três irmãs de Macbeth (referenciadas no jogo como Macveth) e as moiras da mitologia grega (três irmãs que teceram o destino), sua maior inspiração vem dos contos João e Maria e do eslavo Baba Yaga.

De João e Maria, os temas compartilhados de crianças indesejadas sendo abandonadas na floresta e trilhas deixadas para marcar seu caminho estão presentes. Baba Yaga é mais abrangente, pois a própria figura tem muitas representações. A intenção primária de Baba Yaga é ambígua, mas é amplamente considerado que eles vivem na floresta. Eles podem comer crianças, podem levá-las embora. Eles podem ser benevolentes ou malévolos. Baba Yaga já foi retratada como três irmãs. É fácil ver, então, como as Moiras possuem tantas inspirações.

Aparições

Ao longo do Witcher 3, muitas aparições diferentes podem ser encontradas - Damas da Peste, Aparições Diurnas, Aparições Noturnas e muitas outras. Mas aquelas aparições de mulheres que passaram cruelmente pelo mundo compartilham das mais claras inspirações do folclore.

No folclore polonês é o de Południca, ou Lady Midday, um ser que aparecia nos campos no dia mais quente do ano e atormentava as pessoas e possivelmente as matava por não terem respondido. The Witcher 1 ainda tem uma missão, Heat of the Day, que faz referência a ela. Em geral, eles também se inspiram no Bean Sí irlandês, mulheres tipicamente associadas à morte de alguém próximo e identificadas por seu grito distinto.

Púeros

Os púeros apresentados em Witcher 3 são simpáticos companheiros - criaturas quase extintas que simplesmente querem continuar vivendo em um mundo que quer se livrar deles. Mas suas raízes na vida real são muito próximas de suas contrapartes no jogo.

Bożątko, como são conhecidos na versão polonesa, baseiam-se fortemente em um espírito benevolente polonês que pode habitar as casas e geralmente nasce de parentes falecidos. Há também uma versão russa semelhante, Domovoy, outro espírito doméstico que protege a casa depois de receber oração. A inspiração é facilmente vista na missão Haunted House.

Liches

Liches são uma parte icônica do jogo, tornando as raízes sob seus pés uma ameaça ao se aventurar nas profundezas das florestas. Eles são tão icônicos que apareceram até em Monster Hunter: World. Mas suas verdadeiras raízes folclóricas os pintam como uma força muito mais ambivalente do que no jogo.

Chamados de Leszy em polonês (que compartilha o nome no jogo), eles são uma divindade das florestas do folclore eslavo que protege todos os animais dentro das florestas. Embora no jogo eles sejam representados como árvores, no folclore eles podem assumir qualquer forma e altura. Embora sua principal intenção seja proteger a floresta, eles podem ficar calmos perto dos humanos, desde que mostrem a devida reverência e, às vezes, sejam mostrados levando os filhos amaldiçoados para longe dos pais e para o povo da floresta para protegê-los.

Súcubos

Súcubos são criaturas do folclore incrivelmente comuns. Eles são seres sexuais que drenam a força vital daqueles com quem se relacionam. E embora essa representação, mais comum na antiga lenda judaica, esteja de acordo com a forma como The Witcher as descreve, sua aparência real é bem diferente.

Enquanto a maioria das súcubos seria retratada como mulheres hipnotizantes e seminuas, The Witcher, em vez disso, as descreve como sendo humanas em sua metade superior e como cabras em sua metade inferior com chifres em cima de sua cabeça. Isso as coloca mais parecidas com o Sátiro da mitologia grega. Os sátiros eram tipicamente descritos como divindades da fertilidade e tendo uma ereção constante, então a associação sexual é bem transmitida ao súcubos.

Ursomem, os Berserkers

Os ursomems do Witcher 3 são interessantes. Você lutará contra eles, notavelmente, em Kaer Trolde durante a missão King's Gambit após ser induzido a se transformar. Embora os lobisomens tenham muitas, muitas origens em vários folclore, os ursomems são muito mais raros. Dito isso, ainda há uma inspiração da vida real por trás deles.

As Ilhas Skellige são fortemente inspiradas por locais, línguas e crenças irlandesas e nórdicas, e os próprios ursomems são conhecidos como berserkers na tradição. Berserkers também era o nome dos guerreiros Viking que induziam alucinações antes da batalha para aumentar suas proezas, o próprio nome na época provavelmente significava camisa de urso. Muitos berserkers eram vistos como seguidores de um culto ao urso e usavam muitos apetrechos relacionados com o urso. Sabendo disso, a lógica de se transformar em urso se torna óbvia.

Os híbridos de Skellige

Ao longo das Ilhas Skellige existem vários monstros que podem atacá-lo, como Harpias, Erínias e Ekhidna, todos intimamente associados à água. Cada um deles tem origens específicas (todos eles gregos) e há uma ligação interessante que pode ser feita entre eles.

Russalka no folclore eslavo, elas estão intimamente relacionados às mulheres das águas e têm muitas semelhanças com Melusina, uma criatura aquática do folclore francês que também é uma Ekhidna caçável no jogo. Russalka também estão próximas de sereias, chamando muitos homens para a morte no mar. Como tal, Russalka não é a inspiração para nenhuma criatura em específico, mas a base de muitas. Eles até compartilham laços com a Dama do Lago, já que Russalka pode ser criaturas benevolentes também.

Barghests

Dos muitos inimigos em Witcher 3, Barghests pode ter um lugar especial para aqueles que jogaram o Witcher original. Com grande presença no primeiro ato do jogo, os Barghests eram cães espirituais mortos-vivos que perseguiam o jogador e eram um freio frequente para aqueles despreparados antes da parte do linchamento no final do referido ato.

Eles retornam na expansão Blood and Wine de uma forma muito mais agradável, como espíritos na aparência e na jogabilidade. Sua origem está nos Barghests de crença inglesa com o mesmo nome. Eram cães monstruosos com dentes malformados que só apareciam à noite. Dizia-se que se você procurasse por muito tempo, morreria, e mesmo um simples olhar encurtaria sua vida.

Demônios e Chorabashes

Demônios e Chorabashes em The Witcher 3 são criaturas temíveis: enormes e capazes de causar uma destruição imensa, embora geralmente se mantenham em áreas distantes longe da civilização. Mas o folclore que os inspirou compartilha muito pouco com sua aparência no jogo, transportando simplesmente a sensação de pavor associada a eles.

Tanto Chorabashes quanto Demônios provavelmente derivam do Chort eslavo, uma figura da crença pré-cristã que compartilha muitas semelhanças com o diabo cristão, cabendo um papel muito semelhante às crenças pagãs da época. Curiosamente, o Chort teve um lugar tão predominante no folclore que seu nome ainda existe como um palavrão na língua russa.

Fetulhos

Da que é talvez a quest mais querida de Witcher 3 vem o Fetulho, uma abominação de uma criança amaldiçoada que volta do túmulo. A quest pode terminar com eles sendo transportados com segurança para um túmulo apropriado e renascidos como um espírito amigável, o Protego, ou crescendo freneticamente e aumentando de tamanho antes de terem que serem mortos.

Mais uma vez, o nome do Fetulho na versão polonesa do jogo, Poroniec, é o nome da própria criatura que o originou. Na verdade, toda a lore dele é quase idêntica também. Uma criança natimorta ou enterrada indevidamente voltaria como um espírito malévolo para assombrar sua família. Até mesmo a transformação em um Protego que protegeria a família após um enterro adequado perto da casa faz parte do folclore na forma do Kłobuk polonês



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