Comentários

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

O Nintendo DS marcou época trazendo alguns jogos extremamente aclamados. A funcionalidade de tela sensível ao toque, combinada com o design ajudou o console a se tornar uma experiência interessante para quem buscava uma jogabilidade diferente. No vídeo de hoje, apresentamos os 10 melhores games lançados para o portátil. Vamos lá?

Animal Crossing: Wild World

A franquia Animal Crossing é uma das melhores em jogos de simulação e teve uma longa história de sucesso em diversas gerações. E com o DS não foi diferente: Animal Crossing: Wild World para o DS é um dos mais bem recebidos da série, onde os jogadores vivem e mantêm uma vila.

O jogo recebeu muitas críticas positivas, embora muitos jogadores não considerem que foi um salto em relação ao antecessor do GameCube. Ainda assim, as melhorias garantiram que Wild World fosse elogiado por ser bastante imersivo.

Pokémon HeartGold & SoulSilver

Se você é fã de Pokémon, saiba que a era do Nintendo DS foi, sem dúvida, um dos melhores pontos da franquia. Pokémon HeartGold e SoulSilver são ótimos exemplos de como fazer um belo remake, pois eles recriam com maestria os jogos de Johto.

HeartGold e SoulSilver atualizam a história de Gold/Silver/Crystal, adicionando algumas missões secundárias cativantes. O mais importante é que os jogos atualizam os gráficos e expandem significativamente o conteúdo pós-jogo, além de atualizar as mecânicas do jogo para a geração que estava em vigor na época.

Super Mario 64 DS

Super Mario 64 foi um dos jogos mais revolucionários quando foi lançado para o Nintendo 64 em 1996. O jogo elevou o nível de design de jogos 3D e o remake para DS é uma modernização eficaz.

Sendo um título de lançamento para o portátil, Super Mario 64 DS foi bem recebido como uma fiel recriação visual e mecânica do original. Como qualquer bom remake, ele equilibrou a experiência de ser uma novidade para a época, mantendo o espírito da direção de arte e estilo de jogabilidade originais.

The World Ends With You

The World Ends With You foi um dos jogos mais ambiciosos para DS, apresentando um game estiloso e inventivo. Aqui temos uma Shibuya moderna com o protagonista Neku Sakuraba e outros sendo forçados a jogar um jogo de realidade virtual que determinará suas vidas.

Este é um dos games do Nintendo DS que depende amplamente da tela sensível ao toque para jogar bem, com combates em tempo real acontecendo em ambas as telas. A ação pode levar algum tempo para se acostumar, mas é uma forma emocionante de abordar o combate JRPG.

Castlevania: Dawn Of Sorrow

Embora não seja tão aclamado como Aria of Sorrow do Game Boy Advance, Dawn of Sorrow foi uma excelente sequência que continuou a história de Soma Cruz.

Enquanto os jogadores lutam contra um culto que tenta encontrar um novo recipiente para Drácula, a gameplay de Dawn of Sorrow combina ação-plataforma com o gênero RPG. A mecânica de RPG é bem complementada pelo combate acelerado, principalmente com o aclamado sistema de Tactical Soul que permite aos jogadores personalizar as habilidades de Soma de acordo com seu estilo de jogo.

Mario Kart DS

Dos inúmeros jogos derivados de Mario, a saga Mario Kart é, de longe, uma das mais amadas. Os games dominaram o subgênero de corrida de kart e a versão DS foi uma maneira excepcional de melhorar a experiência portátil.

Mario Kart mantém tudo aquilo que tornou a jogabilidade da série tão divertida, enquanto aprimora vários outros elementos. O multiplayer local e online adicionou uma nova dimensão, bem como os modos Battle e Versus que se tornaram um padrão da franquia.

Grand Theft Auto: Chinatown Wars

A franquia GTA é uma das mais aclamadas da indústria de jogos, e Chinatown Wars é um dos jogos mais destacados para consoles portáteis. O game conta uma história isolada que segue diretamente GTA IV. Chinatown Wars recebeu uma ótima recepção por contextualizar a experiência de consoles em um portátil, bem como pelo seu estilo de arte em quadrinhos e perspectiva de cima para baixo usados nos primeiros jogos da franquia.

The Legend Of Zelda: Phantom Hourglass

Apesar de ser um dos títulos mais subestimados dos melhores jogos 2D da franquia Zelda, Phantom Hourglass é um game muito divertido e provavelmente o melhor da franquia para o DS. Seguindo a linha do tempo de Wind Waker, Link embarca em uma grande jornada para resgatar sua amiga Tetra.

Alguns podem achar o uso da tela sensível ao toque complicado pelos padrões atuais, mas Phantom Hourglass teve um dos esquemas de controle mais criativos para o console. E, como esperado, os mecanismos de combate e resolução de puzzles foram muito bem usados aqui.

Chrono Trigger

Amplamente reverenciado desde o lançamento original no SNES, a edição para Nintendo DS de Chrono Trigger também foi celebrada e considerada por alguns como a versão definitiva do jogo.

Trazendo uma grande saga de fantasia com personagens cativantes, Chrono Trigger conta uma história brilhante, que passa pela pré-história, alta fantasia e ficção científica. O combate clássico por turnos também encontrou o equilíbrio certo entre o envolvente para veteranos e o acessível para iniciantes.

New Super Mario Bros.

Os jogos de plataforma 2D ainda têm um lugar garantido entre os maiores da franquia Mario e New Super Mario Bros. no DS é uma prova disso..

New Super Mario Bros. ganhou elogios por combinar de maneira sutil o velho com o novo. Com visuais atualizados, o jogo tinha uma variedade de níveis divertidos, com jogabilidade de plataforma que lembrava os dias dos amados jogos de NES e SNES.

Veja mais: