Comentários

O PlayStation 5 teve um primeiro ano impressionante. Após um lançamento sólido com jogos como Demon's Souls, Spider-Man: Miles Morales e Astro's Playroom, 2021 viu uma variedade de jogos PS5 que fez valer a pena possuir o console antecipadamente. Embora alguns exclusivos que esperávamos ver este ano tenham sido adiados para 2022 - como Horizon Forbidden West - ainda tivemos muitos jogos de PS5 em 2021 que mostraram o que o novo console da Sony pode fazer.

Como estamos nos aproximando do primeiro aniversário do console, reunimos uma seleção dos melhores jogos do PS5 até agora. Este resumo inclui jogos first-party, como Ratchet & Clank: Rift Apart e Returnal, e jogos third party como o recém lançado Deathloop.

Deathloop

O Deathloop da Arkane Studios injeta a emocionante jogabilidade ação e stealth da série Dishonored na estrutura de um loop temporal, oferecendo o jogo de ação em primeira pessoa mais inovador e inteligente do ano. Explorar Blackreef Isle como o astuto e engraçado Colt, mostra a habilidade de Deathloop em lidar com comédia, excentricidade e violência.

Muitos dos encontros que você terá o deixarão impressionado com o quão longe você pode levar o intrincado design de seu mundo mecânico para assassinar alvos-chave e quebrar o loop infinito. Mas quando você adiciona outro jogador que pode invadir seu jogo como Julianna, a ex-amante de Colt que se tornou sua rival, Blackreef Isle se torna uma arena multiplayer improvisada em que um jogador caça o outro. Deathloop rapidamente ganhou um lugar na lista de jogos PS5 obrigatórios, e também é um dos melhores jogos de 2021.

Ratchet & Clank: Rift Apart

A série Ratchet & Clank é sinônimo da marca PlayStation e, mesmo depois de quase 20 anos de jogos, Rift Apart se destaca como um dos melhores jogos de toda a série. Rift Apart se apoia fortemente na fórmula de plataforma de ação da série com uma grande dose de armamento exagerado, mas o jogo mais recente apresenta uma das histórias mais fortes que a franquia já viu, dando aos fãs de longa data e aos recém-chegados uma visão atraente e enredo divertido. Ratchet & Clank: Rift Apart é uma excelente amostra do que o PS5 pode fazer e também nos deixou mais animados com o futuro da série.

Final Fantasy VII Remake: Intergrade

Final Fantasy VII Remake de 2020 quase parecia bom demais para ser verdade. Reviver o mundo de Final Fantasy VII e ver o clássico grupo de heróis sob uma luz nova e visualmente deslumbrante foi uma experiência surreal e igualmente emocionante. Conseguiu ressignificar o que é ser um remake e ser um dos melhores jogos de RPG do ano. No entanto, o problema é que é apenas uma parte de uma história maior, e temos que esperar algum tempo até ter um vislumbre do próximo capítulo. Ainda assim, o Intergrade no PS5 serviu como uma ótima maneira de segurar os jogadores até então.

Junto com uma impressionante atualização visual e de jogabilidade para FFVII Remake, a versão Intergrade também adicionou uma nova expansão para a história exclusiva para PS5 com foco no peculiar ninja de FFVII, Yuffie, e sua jornada em Midgar. Se você possui um PS5 e ainda não teve a chance de experimentar Final Fantasy VII Remake, então dê uma olhada no Intergrade.

Ghost of Tsushima: Director's Cut

Outra revisita a um jogo PS4 é a versão do diretor de Ghost of Tsushima, um jogo mundo aberto de ação samurai vindo dos criadores da série Infamous. O que torna a edição PS5 uma atualização clara em relação ao original é que além de ter a expansão da Ilha Iki, que adiciona mais de 5 horas de novo conteúdo de história, ela também deu ao jogo base uma atualização de desempenho. Com ajustes técnicos aprimorados adicionando maior taxa de quadros, carregamento mais rápido e rodando em uma resolução 4K nativa, esta edição aprimorada torna o Ghost of Tsushima: Director's Cut no PS5 a maneira definitiva de experimentar o mundo aberto visualmente impressionante da Sucker Punch Productions.

Returnal

2021 viu uma quantidade incomum de jogos ambientados em um loop temporal, e o Returnal exclusivo do PS5 ainda se mantém como um dos mais estranhos do ano. Misturando jogabilidade de ação em terceira pessoa em ritmo acelerado com a imprevisibilidade de um RPG, Returnal mostra a jornada de Selene através de um planeta alienígena cheio de criaturas hostis e artefatos enigmáticos detalhando um evento cataclísmico - e de alguma forma tudo se conecta a ela . Seu enredo parece uma mistura cuidadosamente calculada de filmes como Prometheus e Edge of Tomorrow, mas a história e a apresentação de Returnal lhe dão um sabor próprio. Correr e atirar nas muitas ruínas de Returnal com bizarras armas alienígenas oferece um dos jogos de tiro mais satisfatórios e emocionantes do ano, estimulando você a entrar em apenas mais um loop pelo planeta.

Demon's Souls

Uma das tendências mais evidentes dos últimos 10 anos foi o surgimento dos jogos super difíceis. Muito disso é atribuído ao sucesso de Dark Souls, da FromSoftware, que chegou ao PlayStation 3 e Xbox 360 em 2011. Mas Dark Souls em si foi um sucessor espiritual de Demon's Souls, um jogo altamente conceituado da FromSoftware lançado em 2009 .

E agora Demon's Souls tem uma segunda vida no PlayStation 5, pois é indiscutivelmente o melhor jogo na plataforma. Ele tem classificação de 92 no Metacritic. Foi creditado por ser um remake fiel ao clássico de 2009, aprimorado com melhor movimentação e com gráficos que mostram o que o PS5 é capaz de fazer.

Spider-Man: Miles Morales

Em Spider-Man: Miles Morales, uma expansão do Spider-Man de 2017, você pode usar uma mochila na qual um gatinho vestindo uma máscara de Homem-Aranha sai e ataca seus inimigos.

Não preciso falar mais nada.

Astro's Playroom

Projetado para mostrar o que o controle Dual Sense do PlayStation 5 pode fazer, Astro's Playroom vem de graça com o Console. O game foi aclamado por ser cheio de homenagens inteligentes aos jogos de PlayStation anteriores e, mais importante, por ser divertido de jogar.

Astro's Playroom não tenta esconder o fato de que é só uma desculpa para mostrar o que um gamepad pode fazer, mas evoca um mundo que você vai querer ver e explorar.

The Pathless

Um jogo de ação em terceira pessoa preocupado principalmente com fluxo e movimento, The Pathless é um prazer jogar a cada segundo que você tem o controle em suas mãos.

Está disponível em outras plataformas, incluindo o iPad, mas eu diria que é melhor jogado em um console de nova geração como o PS5, onde o visual e a taxa de quadros refletem a elegância do design do jogo.

Hitman 3

Hitman 3 é o primeiro jogo grande de 2021 e também é muito bom. Concluindo a trilogia do reboot de Hitman, que começou com o game de 2016, Hitman 3 recebeu notas altas em reviews, graças ao seu excelente level design, história aprimorada e seu fator replay. Esse último atributo é a chave. Hitman pode ser sobre assassinatos, mas é mais um jogo de puzzle do que um jogo de ação, e você terá que jogar cada nível várias vezes para ver todas as formas criativas que o Agente 47 usa para se livrar dos bandidos.

O jogo está disponível tanto no PS4 quanto no PS5, entre outros consoles, mas a versão de PS5 roda em 4K a 60 quadros por segundo.



Comentários