Comentários

Os anos 2000 sempre trazem muita nostalgia, principalmente quando lembramos da época de ouro do PlayStation 2. Foram centenas de horas jogando alguns dos melhores jogos da nossa vida, e é difícil escolher qual foi o mais marcante. Ainda assim, no vídeo de hoje resolvemos trazer um top 10 dos melhores jogos de PS2, mas fica a vontade para deixar nos comentários algum outro título caso ele não tenha sido mencionado nessa lista.

Prince Of Persia: The Sands Of Time

Prince Of Persia: The Sands Of Time foi lançado em 2003 e se tornou inspiração para muitas outras franquias que vieram posteriormente, como Assassin's Creed e God of War por exemplo. A movimentação do personagem, os puzzles, os combates, tudo serviu e ainda serve como referência para jogos até hoje. A história segue Prince, filho do Rei Shahraman, que é enganado por Vizier e liberta as Areias do Tempo no palácio do sultão. As Areias do Tempo transformam todos os habitantes em monstros, e com a ajuda da princesa Farah, o jogador controla Prince para enfrentar essas criaturas, desfazer o seu erro, e derrotar Vizier. Vale lembrar que um remake do jogo vem sendo desenvolvido pela Ubisoft há algum tempo, mas já foi adiado várias vezes por problemas na produção, e ainda não há data de lançamento.

Devil May Cry

Acertar na qualidade de um hack-and-slash em 3D foi algo que deu trabalho para os desenvolvedores de jogos, e a Capcom foi a primeira a conseguir esse feito com Devil May Cry. O curioso é que o game foi originalmente concebido como um novo caminho pra franquia Resident Evil, mas o design acabou se tornando um projeto original, trazendo uma mistura de monstros, tiroteios, e luta de espadas. A ação de Devil May Cry se tornou um ícone se tratando de jogos hack-and-slash, e a franquia é tão importante que o protagonista Dante se tornou um dos personagens mais icônicos da história dos games.

GTA Vice City

Se há uma franquia que definitivamente marcou a geração do PlayStation 2, foi GTA, e apesar de GTA 3 ter chegado em 2001 para o console, foi GTA Vice City que realmente deu início a essa febre em 2002. Além da recriação da estilosa Miami dos anos 80, que parecia realmente ser uma cidade pulsante, com vida própria, o jogo trouxe uma liberdade e imersão inigualável até aquele momento. Gangues rivais brigavam nas ruas, carros batiam nos cruzamentos, e você podia entrar dentro de lugares como shoppings e bares, o que tornava tudo mais real. Além disso, GTA Vice City trouxe uma variedade ainda maior de missões, carros, armas, dando dezenas de horas de conteúdos pra você ficar na frente do videogame. 

Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus sempre foi um dos jogos mais aclamados do PlayStation 2. A história acontece em um antigo reino dominado por criaturas gigantes, que possuem o segredo de um místico poder de ressurreição. Nosso personagem então parte em uma jornada emocionante pra descobrir esse poder e trazer seu amor de volta à vida. A gameplay de Shadow of the Colossus acontece em ciclos. O jogador procura e derrota um colosso, retorna ao ponto central do jogo, e repete o processo caçando outras criaturas, sempre tendo uma aventura diferente nos lugares mais remotos. Além dessa sensação de liberdade e exploração, a história do game também é emocionante, fazendo com que o jogo ficasse marcado no coração dos fãs. Vale lembrar que em 2018 um remake foi lançado pra PlayStation 4, mantendo a qualidade do original, e trazendo gráficos atualizados.

Metal Gear Solid 3

Lançado em 2004, Metal Gear Solid 3 se tornou um dos jogos mais marcantes da franquia de Hideo Kojima. Enquanto os jogos anteriores se passavam em ambiente urbano, Metal Gear Solid 3 adota uma ambientação em uma floresta soviética dos anos 60, trazendo ainda mais imersão na jogabilidade stealth. A história mostra a origem de um principais personagens da franquia, Big Boss, que no jogo é conhecido Naked Snake. Jogando na pele desse personagem, você deve se infiltrar por florestas soviéticas e resgatar um cientista que trabalha em uma arma que pode mudar os rumos da Guerra Fria. Metal Gear Solid 3 ficou marcado tanto por sua narrativa quanto pelas mecânicas de sobrevivência, onde o jogador, por exemplo, deve alimentar Snake com animais e plantas do ambiente.

Silent Hill 2

Embora o jogo original para PlayStation 1 tenha sido muito bom, foi Silent Hill 2 que realmente estabeleceu a franquia como uma das melhores em jogos de terror e sobrevivência. A história segue James, um homem que visita a sombria cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua esposa, que morreu três anos antes do início do jogo. O que realmente diferencia Silent Hill 2 de outros jogos do gênero é que ele se concentra muito mais no terror psicológico ao invés de sangue e sustos, além da história abordar temas e tabus de maneiras que os games raramente abordam.

Resident Evil 4

Já que a gente falou de terror, outro jogo que não poderia faltar nessa lista é um dos mais marcantes da história do PlayStation 2, e que revolucionou totalmente a franquia. Depois de anos de jogabilidade com câmera fixas e ambientes mais fechados em Raccoon City, Resident Evil 4 foi completamente inovador para os fãs. A perspectiva da câmera foi colocada por cima do ombro, deixando o jogador com uma liberdade muito maior no combate, e mais perto da ação. Além disso, os zumbis eram mais inteligentes, e o game conseguiu misturar com perfeição o terror e a sobrevivência com bastante ação. Resident Evil 4 foi tão marcante que se tornou modelo não só para os próximos jogos da saga, como também para outras franquias de terror.

Guitar Hero

Bora deixar a tensão e o terror um pouco de lado, e falar de outro jogo icônico que divertiu todo mundo na infância. Guitar Hero chegou em 2005, e apesar da premissa simples de apenas apertar botões para tocar as músicas de rock, se tornou um dos games mais marcantes do PlayStation 2. Além da incrível trilha sonora nostálgica, que por si só já era motivo para ficar horas jogando, o fator de desafio do game também era viciante, já que você sempre queria conseguir tocar as músicas nos níveis mais difíceis.

God of War

Também lançado em 2005, God of War deu início ao que se tornaria uma das maiores franquias da história dos games, que hoje já conta com sete jogos, com mais um a caminho. A mistura de história na mitologia grega, com combates viscerais e combos frenéticos, além de lutas épicas contra deuses do olimpo, tornaram God of War um marco dos games hack-and-slash. O sucesso foi tanto, que o protagonista Kratos se tornou um dos personagens mais icônicos da cultura pop.

GTA San Andreas

Muitos jogos dessa lista certamente deixaram aquele sentimento de nostalgia, mas acho que nenhum deles traz tantas boas memórias quanto GTA San Andreas. O game aproveitou o brilho de GTA Vice City, e aprimorou tudo que já era bom no game anterior: o mapa tinha mais de três vezes o tamanho, com cada uma de suas cidades sendo únicas. Além disso, San Andreas potencializou ainda mais a sensação de liberdade pro jogador, já que parecia quase um simulador da vida real. Você podia ganhar músculos na academia, visitar o barbeiro, ir em festas, praticar esportes, e fazer uma infinidade de outras coisas durante a gameplay. Tudo isso enquanto você jogava com CJ em uma história que começa parecendo só uma trama de gangues, e se torna uma loucura digna da franquia GTA.

Veja mais:

E aí? Que você achou do nosso Top 10 melhores jogos de PS2? É diferente do seu? Que tal deixar um comentário e adicionar mais jogos para recomendar para outros leitores? Ficamos no aguardo! Até a próxima!



Comentários