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The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um jogo marcante não apenas para a franquia Zelda, mas para os videogames em geral. Mudou o que as pessoas pensavam que poderia ser feito com jogos single player e apresentou a muitos jogadores a ideia de explorar um mundo extenso e interconectado com uma variedade de locais únicos e interessantes.

Além de tudo que Ocarina of Time mudou na indústria de videogames, mudou muito para a própria franquia Zelda também. Além do salto do 2D para o 3D, ele também introduziu e mudou muito da lore estabelecida da franquia, com muitas dessas mudanças sendo vistas em jogos Zelda até hoje.

10 – As fadas tornaram-se mais do que apenas formas de se curar

As fadas em The Legend of Zelda sempre serviram como mais uma forma de curar Link. Ao pegar uma fada em uma garrafa, o jogador pode liberá-la para recuperar todos os seus corações, ou mantê-la na garrafa até que Link morra, momento em que a fada o trará de volta à vida. Ocarina of Time deu mais lore às fadas, apresentando-as como guias para os Kokiri, com cada membro da raça que habita a floresta recebendo uma fada.

Foi uma pequena mudança, mas aumentar a lore das fadas ajudou a caracterizá-las como mais do que poções glorificadas, elas são guias e guardiãs, o que pode ajudar a explicar por que elas não tentam escapar das garrafas que Link está constantemente carregando.

9 – Triforce encontrou um novo lar em Link, Zelda e Ganon

A forma como a Triforce funcionava antes de Ocarina of Time é muito diferente de como funcionou depois. Antes de OoT, a Triforce existia fora dos personagens, ou existia dentro de Zelda como seu direito de nascença e dentro de Ganon depois de se apoderar dela. A Triforce da Coragem também precisava ser procurada e reivindicada pelo herói escolhido quando foi introduzida na franquia. A Triforce começa a funcionando assim em Ocarina of Time, mas quando Link é enviado de volta no tempo no final do jogo, ele ainda tem a Triforce of Courage dentro de si, algo que foi passado para jogos futuros como Twilight Princess.

Ocarina of Time pegou a funcionalidade original da Triforce e fez uma ligeira mudança que ainda pode ser vista em muitos dos jogos até hoje.

8 – A história de Impa ganhou um novo significado

Antes de Ocarina of Time, Impa não era uma Sheikah, ela era apenas uma velha Hylian que desempenhava uma espécie de papel maternal para Zelda. Em Ocarina of Time, muitas novas raças foram introduzidas na terra de Hyrule, e entre elas estavam os Sheikah. Sheikah era uma raça de pessoas que vigiava e protegia a família real Hylian até o ponto de sua quase extinção. O cemitério da vila de Kakariko é na verdade o local de descanso final de muitos Sheikah que deram suas vidas a serviço da família real de Hyrule.

Essa informação adicionada transforma a dedicação de Impa a Zelda em muito mais do que uma figura maternal, mas em uma missão de gerações que a Impa é a última a cumprir. Isso adiciona um novo nível de gravidade às funções da Impa.

7 – É revelado que a Master Sword não é para qualquer idade

Master Sword é uma arma icônica da franquia Zelda. No passado, a Espada que Sela as Trevas exigia apenas que quem tentasse reivindicá-la era digno, geralmente apresentando três medalhões ou itens semelhantes. Em Ocarina of Time, a Master Sword ainda requer três medalhões para empunhá-la, mas acrescentou outro requisito: o portador deve ter uma certa idade para empunhar o poder da lâmina. É por isso que quando Link, uma criança na época, pega a espada pela primeira vez ela o faz dormir por sete anos, ele não tinha idade suficiente para usar a espada.

6 – Stalfos ganharam uma origem assustadora

Stalfos são os esqueletos mortos-vivos da franquia Zelda, aparecendo em quase todos os jogos desde o primeiro. Seu design não mudou muito ao longo dos anos e, no geral, eles sempre foram retratados como apenas mais um inimigo. Isso mudou com Ocarina of Time, onde em uma conversa com um Kokiri fora de Lost Woods, ele revela que qualquer um que se perder na floresta inevitavelmente se tornará um Stalfos. É uma revelação assustadora, ainda mais quando combinada com o conhecimento de que os esqueletos que aparecem repetidamente em Hyrule Field à noite são chamados de Stalchildren, não Stalfos, o que implica que são crianças que se perderam na floresta.

5 – Epona fez sua estreia

Uma das muitas novidades de Ocarina of Time era que Link podia andar a cavalo. Depois de atingir a fase adulta do jogo, os jogadores podiam ir ao Rancho Lon Lon e resgatar Epona de Ingo, o amargo fazendeiro que se tornou proprietário de um rancho abusivo. Depois de libertar Epona, o jogador poderia chamá-la a qualquer momento com o Ocarina of Time e cavalgar em um ritmo vertiginoso por Hyrule Field.

Depois de ser apresentada em Ocarina of Time, Epona fez muitas outras aparições como o leal corcel de Link.

4 – Ganondorf passou de monstro/bandido a rei do deserto

Em todos os jogos anteriores a Ocarina of Time, Ganon apareceu como um monstro porco demoníaco que governava o mundo com fome de poder que não podia ser saciada. Em Legend of Zelda: A Link to the Past, foi revelado que Ganon foi originalmente chamado de Ganondorf e que ele era um líder bandido que conseguiu reivindicar a Triforce, que então o transformou em um monstro. Ocarina of Time fez mais uma mudança significativa em Ganon, dando-lhe um upgrade de um simples bandido para o rei de uma raça de pessoas do deserto chamada Gerudo.

É uma origem muito mais grandiosa para Ganon e torna sua ânsia por poder ainda mais aterrorizante. Ele já era um rei antes de buscar a Triforce, então quem pode dizer que governar Hyrule seria o suficiente para ele?

3 – O Zora se tornou muito mais amigável

Antes de sua aparição em Ocarina of Time, os Zora eram uma raça agressiva de humanóides aquáticos que saíam da água para atacar Link. Os Zora tinham características mais parecidas com peixes e eram mais musculosos. Tudo isso mudou com Ocarina of Time, onde eles se tornaram mais graciosos, mais humanóides e mais amigáveis. Eles passaram de agressivos e hostis a Link para aliados honrados e confiáveis.

Zoras amigáveis continuariam a fazer aparições ao longo da série, mostrando o quão grande foi a mudança na lore do povo Zora.

2 – Hyrule se tornou muito mais diversa

Uma das características que define Hyrule é o elenco colorido de personagens que o povoam. Dos Hylians aos Gerudo, há muitos rostos interessantes para ver em qualquer jogo Zelda. No entanto, antes de Ocarina of Time, havia realmente apenas Hylians povoando a terra de Hyrule. Com o lançamento do OoT, vieram os Kokiri, os Sheikah, os Gorons, os Zora e os Gerudo como raças. Essas pessoas interessantes e variadas ajudaram a dar a Hyrule a identidade que tem hoje e continuam a aparecer nos jogos Zelda.

Essas cinco raças abririam caminho para outras adições únicas a Hyrule em outros jogos, como os Minish, os Ruto, os Koroks e muitos mais. Todas essas outras raças variadas e diversas começaram com os cinco estreando em Ocarina of Time.

1 – Ocarina Of Time mudou o curso da história de Hyrule

A característica definidora de Ocarina of Time foi a habilidade de viajar no tempo. Colocando a Master Sword em sua pedra ou puxando-a para fora, Link pode entrar na era criança ou na era adulta, com o estado de Hyrule mudando dependendo do período de tempo em que ele está. Com toda essa intromissão do tempo, não é surpresa que OoT mudou o curso da série Zelda, organizando os jogos em três linhas do tempo separadas. A criação das linhas do tempo de adulto, criança e falha mudaria o curso de como os jogos eram organizados, explicando por que Zoras são hostis em alguns jogos e amigos em outros, ou por que outras raças aparecem ou não aparecem.

A viagem no tempo em Ocarina of Time se tornou a característica mais influente de qualquer jogo em toda a franquia, com efeitos de tão longo alcance na série que cada vez que um novo jogo é introduzido, a primeira coisa que as pessoas fazem é perguntar onde ele se encaixa na linha do tempo.