Comentários

Tommy é o protagonista de GTA Vice City, e se tornou um dos personagens mais queridos pelos fãs da franquia. Sua história de vingança e ascensão ao topo do império do crime é cativante, e essa jornada está cheia de detalhes que você pode não ter percebido. Pensando nisso, no vídeo de hoje trouxemos os 10 fatos e curiosidades mais interessantes sobre a trajetória de Tommy em GTA Vice City.

VEJA MAIS

Idade

A idade de Tommy nunca é realmente revelada em GTA Vice City, mas sabemos que ele está na casa dos 30 anos. Acontece que, na verdade, sua idade foi mostrada em um guia chamado BradyGames, que foi oficialmente reconhecido como canônico pela Rockstar. O guia afirma que Tommy tem 35 anos, e com Vice City sendo ambientado em 1986, o ano de seu nascimento é 1951. É estranho pensar, mas se Tommy ainda estivesse vivo hoje, já estaria com 71 anos de idade.

Longevidade

Já que falamos na longevidade de Tony, há evidências que sugerem que ele ainda era o chefão de Vice City em 2002. Os indícios estavam em um site que existia no mundo real e supostamente era dirigido por Kent Paul, um personagem de GTA Vice City. Esse era um site promocional feito pela Rockstar, e Paul fez várias referências à Tommy. Isso parece implicar que ele ainda estava vivo e na ativa em 2002, já que o site publica várias atualizações daquele ano mencionando o personagem.

Morte?

Bem, se no universo de GTA, Tommy estava vivo em 2002, em algum momento até 2008 ele pode ter falecido. Na trama de GTA IV, que se passa em 2008, há um easter egg que faz referência a personagens jogáveis ​​do passado. A estação de metrô de Bohan tem alguns grafites nas paredes, e o nome de Tommy é um dos mencionados. Há uma frase que diz “lembre-se de Tommy, você ainda é meu herói”. Isso parece implicar que Tommy já está morto naquele momento, assim como outros protagonistas anteriores de GTA mencionados na parede, como CJ por exemplo.

Sonhos

Tommy não queria exatamente ser um gângster quando era mais jovem, mas a vida nem sempre segue o caminho planejado. Na infância, ele queria trabalhar em uma gráfica como seu pai. Isso é mostrado durante as missões Print Works em Vice City, quando Tommy examina uma das impressoras. Ele revela que quando era criança, ajudava seu pai a limpar os rolos das máquinas e queria seguir seus passos. As coisas infelizmente não deram certo, e a vida guardou planos diferentes para Tommy.

Lar

Liberty City, cenário de GTA III, não é apenas a casa do protagonista do jogo, Claude. O local também é o lar original de Tommy, que nasceu na cidade. Embora não se saiba muito sobre seus pais, com exceção da história da gráfica, Tommy cresceu em Liberty City e levou uma vida diferente da maioria. Apesar de não haver detalhes dos motivos de Tommy em algum momento ter largado o sonho de seguir os passos de seu pai, o que sabemos é que ainda em Liberty City, ele se juntou a uma das famílias criminosas da cidade, chamada Forelli.

Passado

O passado de Tommy é um dos melhores aspectos do personagem. Sonny Forelli é o principal antagonista de GTA Vice City, e chefe da família criminosa que mencionei anteriormente. Sonny contratou Tommy ainda em Liberty City, mas após um negócio mal acabado, Tommy perde muito dinheiro, e fica em dívida com seu chefe. Nosso personagem acaba sendo emboscado por onze assassinos enviados por Forelli, mas mata todos eles, e ganha uma sentença de 15 anos de prisão por esses crimes. Além da cadeia, Tommy também ganhou um apelido pela chacina que fez, sendo chamado de O Carniceiro de Hardwood.

Scarface

Desde o cenário inspirado na Miami dos anos 80 até os temas abordados no game, fica claro que GTA Vice City se inspirou muito no filme Scarface. Isso inclui o fato de que Tommy foi inspirado no protagonista desse filme, Tony Montana, interpretado por Al Pacino. Os dois gangsters têm muito em comum. Ambos foram exilados de seus lares originais para um cenário de Miami, ambos subiram ao topo cometendo atos criminosos, têm pavio curto, e criaram um império. No fim das contas, Tommy ainda termina de maneira até melhor que o personagem de Scarface, já que não se torna viciado em cocaína, e tem um final feliz.

Vida real

Embora a ascensão de Tommy como chefe do crime em Vice City lembre totalmente Tony Montana, a história do personagem também foi inspirada no mafioso da vida real chamado Joseph Iannuzzi. Ambos foram enviados por seu chefe da máfia para coletar dinheiro, e as coisas não saem como planejado. Enquanto no universo de GTA Vice City, Forelli envia assassinos e Tommy se torna uma lenda, a vida real não teve tanta ação assim. Iannuzzi, na verdade, era um informante do FBI, e sua cooperação resultou no assassinato do chefe da família mafiosa Gambino, chamado Paul Castellano.

Miami Vice

Outra referência para Tommy em GTA Vice City foi a série Miami Vice, exibida nos anos 80. O terno cinza listrado e a camisa rosa de Tommy foram diretamente inspirados no visual do Detetive Ricardo Tubbs, interpretado por Philip Michael Thomas. O mais legal é que a conexão não para por aí. Philip, além de inspirar o visual de Tommy, também foi o responsável por emprestar sua voz para Lance em GTA Vice City.

Voz

Tommy foi o primeiro personagem a receber uma dublagem completa na franquia GTA, e o responsável por sua voz foi o ator Ray Liotta. O astro ficou mais conhecido pelo filme Os Bons Companheiros, clássico de Martin Scorsese lançado em 1990. Infelizmente, Liotta faleceu em maio de 2022 aos 67 anos de idade, mas deixou como legado sua voz para um dos maiores personagens da história de GTA.