Grande vilã da franquia Halo, a facção chamada Covenant é certamente uma das melhores antagonistas já vistas nos games. Apesar de toda sua importância para a saga, pouca explicação é dada sobre o grupo durante os jogos, mantendo um ar de mistério para os jogadores. Ainda assim, há muita história para contar envolvendo o Covenant, e no vídeo de hoje te mostrarei os 10 fatos e momentos mais importantes dessa facção.
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- 10 fatos sobre Master Chief em Halo
- 10 fatos sobre Cortana em Halo
Origem
A história do Covenant começa cerca de 100 mil anos antes dos acontecimentos de Halo. Uma espécie antiga chamada Forerunner ativou as instalações de Halo, desaparecendo completamente da galáxia. Antes desse desaparecimento, o planeta natal dos Elites (Sangheili), chamado Sanghelios, esteve em contato com os misteriosos Forerunners. Esses seres considerados deuses deixaram alguns objetos no planeta, e os Elites os adoravam como artefatos sagrados. Houve então a chamada Era do Conflito, onde outra raça, os Profetas (San'Shyuum), tentaram levar esses objetos para estudá-los e transformá-los em ferramentas. Isso desencadeou uma guerra entre as duas raças, com os Elites tendo um número muito maior de tropas e mais experiência em guerra, mas com os Profetas tendo muito mais tecnologia. Por medo da destruição mútua das raças, eles terminaram a guerra e selaram um acordo. Na chamada Era da Reconciliação, o Covenant foi finalmente criado por essas duas raças. Os Profetas prometeram encontrar os meios de transcendência dos Forerunners através da galáxia, e os Elites prometeram proteger a hierarquia do grupo.
Raças
O Covenant então começou a subjugar espécies na galáxia em sua busca por artefatos dos Forerunners. As raças que não colaboraram foram dizimadas, enquanto outras preferiram ceder suas forças ao grupo. Dessa forma, o Covenant foi organizado em um sistema de castas muito rígido baseado em raças. As realizações e falhas de cada indivíduo simplesmente não importavam, já que você continuaria com seu grau de importância de acordo com a raça a qual pertence. Este sistema foi feito para manter os criadores sempre no topo da hierarquia, com os Profetas comandando, e os Elites logo em sequência. Além deles, as raças que fazem parte do grupo são: Brutos, Engenheiros, Hunters, Drones, Chacais, Grunts, e outras criaturas menos relevantes.
Brutos (Jiralhanae)
Os Brutos, que apareceram pela primeira vez em Halo 2, foram a última raça a se juntar ao Covenant. Eles subiram rapidamente no sistema de castas, tornando-se os seres mais próximos dos líderes em termos de importância. Os Brutos têm uma incrível resiliência natural a danos devido a suas peles duras, que facilmente compensam sua falta de escudos de energia. Eles também usam várias armas e veículos baseados em sua tecnologia pré-Covenant, que apesar de parecem primitivas, são extremamente letais. Eles assumiram o papel de guarda-costas pessoais dos Profetas e compõem a maior parte dos militares do grupo.
Engenheiros (Huragok)
Os Huragok, também conhecidos como Engenheiros, apareceram nos games pela primeira vez em Halo Wars. Esta raça é diferente das outras no universo, pois foram criadas diretamente pelos Forerunners, em vez de apenas terem sua sequência de DNA codificada e salva por eles. Os Engenheiros não possuem tecidos ou órgãos reais, tendo na verdade substitutos biomecânicos. Os Huragok realizam o trabalho físico de escavação e coletam de dados em artefatos Forerunner. Em termos militares, eles não possuem tanta relevância.
Hunters (Mgalekgolo)
Os Hunters não são um único ser dentro de uma armadura. Na verdade, eles são uma raça de vermes, conhecidos individualmente como Lekgolo. Quando agrupados, eles se tornam grandes formas blindadas conhecidas como Mgalekgolo. Isso permite que eles criem grandes forças de combate com peles grossas e músculos artificiais, que podem manejar armas extremamente pesadas. Os Hunters são usados principalmente como tropas de choque. Em situações terríveis, eles também podem se juntar a outros grupos de Mgalekgolo para criarem organismos maiores e mais fortes conhecidos como Goliaths.
Drones (Yanme'e)
Os Drones serviram quase exclusivamente como engenheiros, mas foram substituídos pelos Huragok. Isso criou um ódio pela nova raça que às vezes resultava em violência. Depois, os Drones passaram a ser usados como combatentes aéreos contra o Comando Espacial das Nações Unidas. Em batalha, suas armas criam uma explosão supercombinada se projéteis suficientes forem disparados no mesmo alvo. Sua capacidade de lutar em flancos e seu desdobramento em grandes grupos também os tornaram uma excelente arma estratégica contra oponentes terrestres.
Chacais (Kig-Yar)
Devido aos seus sentidos superiores, os Chacais são os batedores e atiradores das forças armadas do Covenant, sendo a segunda casta mais baixa do grupo. Devido à sua falta de durabilidade física, eles carregam um gerador de escudo de energia portátil durante o combate. Eles são empregados principalmente como atiradores de elite com sua excelente visão e destreza, e também são designados para defenderem áreas estratégicas.
Grunts (Unggoy)
Os Grunts são a casta de menor importância dentro do Covenant. Eles mal estavam na Idade do Ferro quando os Profetas os descobriram. Sendo uma raça primitiva em seu desenvolvimento, os Grunts não tinham escolha a não ser aceitar a entrada na hegemonia do Covenant. Era isso, ou a extinção. Após sua incorporação ao grupo, toda a sua história foi apagada, e eles se tornaram essencialmente uma raça escrava. Apesar de sua notável covardia, eles são bastante perigosos em grande número. Eles respiram metano, e por isso devem usar um grande tanque nas costas para sobreviverem em outros planetas.
Guerra Humano-Covenant
Enquanto os jogos de Halo deixam o jogador bem no meio do conflito, o romance Contact Harvest detalha o início da guerra entre a Humanidade e o Covenant. Uma nave descobriu a localização da colônia humana Harvest, detectando milhares de artefatos Forerunner. Estes artefatos, na verdade, eram os próprios humanos, escolhidos pelos Forerunner para serem seus herdeiros. Os Profetas, líderes do Covenant, descobriram este fato, e declararam uma guerra genocida para impedir que qualquer um descobrisse o verdadeiro lugar dos humanos como herdeiros dos Forerunners. A guerra terminou quando o Covenant tentou atacar a terra, mas foram superados e tiveram um de seus líderes, o Profeta do Arrependimento, morto.
Fim do Covenant
Durante os meses finais da guerra contra a Humanidade, o Profeta da Verdade substituiu os Elites, alegando que o assassinato do Arrependimento provou que eles eram incapazes de proteger seus líderes. Os Brutos foram colocados em seu lugar. Essa manobra política enfureceu os Elites, que se revoltaram e deram início a uma guerra civil. Eles então se aliaram aos humanos, partindo atrás do que restava das unidades do Covenant que protegiam o Profeta da Verdade. O Profeta foi assassinado, e a perda do restante de sua frota pôs fim ao Covenant.
Comentários