Assim como em muitas franquias de jogos, Halo não explica totalmente a jornada de seu protagonista apenas durante a gameplay. Apesar de ser um herói sem rosto e com poucas palavras, Master Chief tem uma história repleta de momentos interessantes antes mesmo dos games. No vídeo de hoje, te contarei os 10 fatos e curiosidades mais importantes da jornada do personagem, passando por livros, jogos, e até pela recente série live action.
VEJA MAIS
- Siga o Overplay no Google Notícias e acompanhe as principais novidades dos games
- Fã recria mapa de “Halo” na Unreal Engine 5
- Master Chief ganha holograma de 18 metros e impressiona; veja
Infância
Boa parte da história por trás dos acontecimentos e personagens de Halo são explicadas nos livros da chamada The Forerunner Saga. Na primeira obra, é revelado que John, o nosso, Master Chief, foi sequestrado quando criança no ano de 2517. Uma grande parte do programa Spartan II envolveu o sequestro de crianças para treinar e realizar experimentos que as transformassem em guerreiros. Com Master Chief não foi diferente. Para encobrir esses sequestros, clones foram feitos e colocados no lugar das pessoas. O mais bizarro é que esses clones viveram o resto de suas vidas no lugar das crianças sequestradas. Isso garantiu que o programa Spartan II permanecesse em segredo.
Altura
Master Chief sempre foi a maior pessoa presente no recinto em que estivesse. Mesmo quando criança, é descrito que ele era bem mais alto do que a maioria de seus colegas. Essa vantagem fez com que ele não fosse uma das pessoas mais legais durante a adolescência. Como tinha superioridade física, ele estava sempre brigando, roubava o lanche dos companheiros e se recusava a ajudar os outros para que pudesse ser o soldado de maior destaque. Felizmente, quando os fãs o encontram no jogo, ele já se tornou uma pessoa madura e bem melhor.
Planeta natal
Apesar de ser um dos heróis preferidos pelos fãs de videogames em nosso planeta, Master Chief não veio da Terra. No livro Fall of Reach, é revelado que antes de ser sequestrado para o programa Spartan, John residia no planeta chamado Eridanus II. Este era um planeta pacífico, sendo um lugar com pouca poluição, para onde os humanos se mudavam para viverem uma vida mais tranquila de trabalho rural.
Romance
Master Chief tem seu desejo sexual suprimido devido aos experimentos submetidos na puberdade. Dessa forma, as pessoas que desejam ver um romance nos jogos Halo podem acabar se frustrando de certa forma. O mais próximo que chegamos disso é na relação com Cortana. A maneira como Cortana fala com ele nos dá a impressão de que ela é capaz de sentir emoções humanas, e pode, quem sabe, haver uma paixão um dia. Claro, seria um relacionamento estranho, já que ela é um programa de computador e Master Chief é quase incapaz de sentir emoções – mas isso não significa que seja impossível.
Idade
Embora a idade de Master Chief nunca tenha sido mencionada nos jogos de Halo, os livros tratam desse assunto. É revelado nas histórias que o personagem já é um quarentão, tendo no momento 47 anos, o que torna seus atos ainda mais impressionantes. Considerando sua agilidade, força e precisão em combate, Master Chief pode estar numa idade um pouco avançada, mas não demonstra nenhum sinal de redução de desempenho em suas ações.
Velocidade
Master Chief é quase como um veículo ambulante baseado em quão rápido ele pode correr. No livro Halo Glasslands, o suboficial sênior Franklin Mendez afirma que um espartano totalmente treinado pode chegar a uma velocidade de até 96 quilômetros por hora. Nos games essa informação nunca é mencionada, mas os livros deixam claro essa aptidão física do personagem. Seu ritmo é tão rápido que permite que ele salte para veículos em movimento e embarque neles.
Arma favorita
Em todos os títulos da franquia Halo, seja em jogos ou livros, uma coisa é certa: Master Chief ama seu rifle de assalto MA3. Quase sempre que ele está segurando uma arma, este rifle está em suas mãos, mas isso tem uma explicação científica. O corpo de cada soldado do Comando Espacial é incorporado com um chip neural que os liga ao seu equipamento. Por esta razão futurista, além do apego pela arma, o personagem sabe exatamente quanta munição e granadas ele está carregando.
Lobo solitário
Apesar de fazer parte de uma equipe, Master Chief prefere lutar sozinho e mostra resistência em atuar ao lado um esquadrão. Ele costuma até ficar com raiva quando outros tentam ajudá-lo. Master Chief é o soldado ideal em todos os sentidos, mas essa atitude às vezes pode parecer um pouco arrogante. Por outro lado, pode ser que ele trabalhe sozinho para proteger seus companheiros. Independentemente de suas razões para isso, está bem claro que o personagem é um lobo solitário.
Cicatrizes
Master Chief está completamente pálido e coberto de cicatrizes. Ao longo dos livros, John sofre ferimentos graves que acabam cobrindo a maior parte de seu corpo. Além disso, pelo fato de estar quase sempre dentro de sua armadura, ele dificilmente tem chance de absorver um pouco de vitamina através do sol. Nos momentos fora do traje, quando por exemplo tem que tomar um banho, Master Chief encara seu corpo dilacerado pela guerra, que serve como um lembrete severo de suas realizações. Com tantas marcas, faz sentido que ele se sinta desconfortável fora de sua armadura.
Rosto
Os jogos de Halo foram projetados como uma experiência que fizesse o jogador se sentir totalmente dentro do personagem que controlava, como se nós fossemos o soldado na armadura. Dessa forma, planejando uma total imersão, Master Chief foi desenvolvido como um herói sem rosto e com diálogos mínimos. O personagem nunca tirou seu capacete nos jogos, e é justamente por esse motivo que a série live action deixou o público tão chocado. Logo no primeiro episódio, Master Chief, interpretado por Pablo Schreiber, tira seu capacete e revela seu rosto. A produção da série justificou que a cena foi feita para ajudar a contar a história do personagem, mas teve muito fã que não aceitou bem a decisão. E você, o que acha disso?